Informação é poder. Isso já sabemos. Por esse motivo as organizações tem que saber armazenar as informações coletadas de uma maneira que seja fácil e rápido acessá-las. Na era analógica, esse armazenamento era feito de forma física, onde era comum que arquivos fossem armazenados em grandes armários com muitas pastas e papéis dentro.
Hoje, por outro lado, esse tipo de arquivamento tornou-se obsoleto e foi substituído por ficheiros e registros digitais. Dessa maneira foram criados os bancos de dados para organizá-los.
O que antes era algo completamente mecânico, hoje tornou-se totalmente digital e por essa maneira, muitas pessoas sentiram que fazer o monitoramento dos dados tornou-se mais difícil, visto que não é algo palpável. Mas, ao ler este artigo, você vai entender que monitorar banco de dados pode ser mais simples do que parece.
Mas antes, o que é um banco de dados?
Um banco de dados, ou database, é um armazém digital que arquiva informações de maneira organizada, estruturada e segura. Ele não apenas serve para armazenar um grande volume de dados, como também para fazer um gerenciamento eficiente dos mesmos.
Grande parte dos bancos de dados são gerenciados por um SGBD, ou, sistema gerenciador de banco de dados. Tal sistema serve para administrar e correlacionar os diferentes tipos de informação, usuários e campos de um banco de dados. Dessa maneira, se um usuário necessitar fazer uma consulta e cruzar informações, o SGBD facilitará a tarefa.
Quais os benefícios de usar um banco de dados?
Os databases, comparados aos enormes armários de arquivos de antigamente, possuem muitos benefícios, não apenas pelo fato de pouparem muito espaço como também pela praticidade alcançada. Porém essas não são as únicas vantagens que eles possuem. Abaixo destacamos algumas. Confira.
Segurança de acesso
Como dito anteriormente, os databases são uma forma extremamente segura de guardar dados. Por conter informações bastantes sensíveis, eles seguem regras de conformidade assiduamente. Não apenas isso, como muitos deles também são criptografados. Sem contar que, pelo fato da maioria das empresas fazerem uso de um e diversas pessoas terem acesso a ele, é possível fazer uma auditoria granular para se certificar da integridade das informações.
Alta escalabilidade
Dados são infinitos e por isso não é possível mensurar a quantidade de dados existentes no mundo. Por isso, ter um espaço limitado para armazená-los pode ser bastante inconveniente. Dito isso, os bancos de dados possuem uma alta escalabilidade de espaço para que isso não se torne um problema, tanto para empresas quanto indivíduos.
Padronização de armazenamento
Outro grande benefício de ter um banco de dados em sua posse é a padronização de armazenamento. Como veremos futuramente, cada banco de dados tem um estilo único de armazenar as informações contidas neles, e por esse mesmo motivo, torna-se mais fácil para os usuários utilizá-los da maneira que preferir. Não apenas isso, como por ser um repositório padronizado, a identificação e localização das informações torna-se bem mais fácil.
Agora que você já entendeu o que é um banco de dados e porquê utilizá-lo, vamos entender mais sobre seu monitoramento.
O que é monitoramento de banco de dados?
O monitoramento do banco de dados consiste em fazer a observação, acompanhamento e análise do ambiente digital onde os dados se encontram.
É nesse acompanhamento que são identificados erros, problemas com espaço de disco, tempos de inatividade e desempenho no banco de dados, para que dessa forma, seja criado um histórico e consequentemente, seja mais fácil encontrar futuros gargalos e problemas relacionados ao mesmo. Consequentemente, quando algo parecido ocorrer novamente, haverá um histórico relatado e então o problema poderá ser mais facilmente resolvido.
Por que monitorar banco de dados é importante?
Como visto até aqui, os bancos de dados possuem grande capacidade de reter informações, como também acesso de usuários. Por esse motivo, ter um acervo com todos os antecedentes é de extrema importância, para que, como dito anteriormente, seja mais fácil solucionar quaisquer problemas que o banco de dados possa enfrentar.
Outros pontos relevantes que o monitoramento do banco de dados traz são:
Melhorar o planejamento de capacidade
Como relatado, os dados que uma empresa possui podem ser infinitos, e por esse motivo, é necessário ter um planejamento de capacidade. Ao fazer uso de um banco de dados, é comum que seu espaço seja preenchido, e muitas vezes, pode ser que isso ocorra mais rápido que o esperado e o usuário seja pego desprevenido. Ao fazer o monitoramento do mesmo, isso não acontecerá, já que o repositório estará sendo observado e, consequentemente sua capacidade também. Assim, poderá ser feito um planejamento de sua capacidade, tanto com base em seu histórico como também com base na observabilidade.
Analisar o desempenho
Nada é perfeito, e a tecnologia não está isenta disso. Por esse motivo, é comum que hajam falhas de desempenho dentro de um banco de dados. Porém, ao realizar-se um monitoramento cirúrgico no proferido, podemos obter diversas informações. Com isso, conseguimos fazer análises do desempenho, tanto passados como também presentes, e assim melhorar e evitar problemas relacionados ao desempenho.
Detectar invasores
Por conter dados demasiadamente sensíveis, é comum que muitas pessoas tentem quebrar sua segurança para obter acesso as mesmas. E se deixado a deriva, as invasões podem passar despercebidas pelos usuários e consequentemente trazer diversos problemas. Por isso é necessário ter um acompanhamento integral ao banco de dados para que esse tipo de problema não ocorra e logo que um invasor tentar adentrar no seu database, ele seja identificado e barrado.
Manter a conformidade de regulamentações (LGPD, GDPR, HIPAA, etc)
Muitas empresas estão sujeitas a vistorias e regulamentações rigorosas de proteção de dados, e o seu monitoramento ajuda essas empresas a manter a conformidade com essas regulamentações. Assim, ele não só garante a proteção dos dados como também evita as penalidades financeiras e danos à reputação.
Como fazer um monitoramento de banco de dados?
Para tal tarefa, é necessário o uso de uma ferramenta para ter uma visão 360º. Percebendo essa necessidade no mercado, a ManageEngine desenvolveu o Applications Manager, uma solução para todos os problemas quando se trata de monitoramento de banco de dados.
Com ela, ter insights e métricas de desempenho tornou-se uma tarefa extremamente fácil e rápida. Além de ser uma solução que suporta diversos fornecedores de bancos de dados, como bancos de dados relacionais, NoSQL, memória, valores-chave e em nuvem, você ainda pode:
-
Monitorar métricas de desempenho de bancos de dados essenciais aos negócios
-
Identificar a causa raiz dos problemas de desempenho do banco de dados
-
Aproveitar a análise de tendências para planejar a capacidade e os upgrades
Faça o teste gratuito do Applications Manager por 30 dias sem nenhum compromisso!