Um dos grandes desafios das empresas atualmente é realizar o controle dos seus ativos e itens de configuração (CI). Tratando-se disso, tenho quase certeza que você já deve ter ouvido falar da palavra CMDB, mas você sabe o que ela significa e sua importância na área de TI?
No artigo de hoje, vamos abordar o que é o CMDB, qual a importância de ter um, quais suas principais vantagens e como implementá-lo em sua empresa. Boa leitura!
O que é CMDB?
Configuration Management Database (CMDB), que em português pode ser traduzido como Banco de Dados de Gerenciamento de Configuração, é um banco de dados que guarda todas as informações sobre CIs (itens de configuração) e seus relacionamentos dentro da infraestrutura de TI de uma organização.
Os CIs são elementos fundamentais que compõem a infraestrutura de TI de uma organização. Alguns exemplos de itens de configuração que podemos citar são: hardware, software, sistemas de rede, servidores, e entre outros elementos, que simplificando, podem ser qualquer item que precisa ser gerenciado para garantir que os serviços sejam entregues de maneira eficaz.
O CMDB é usado principalmente na área de gerenciamento de serviços de TI para controlar mudanças dentro de seu ambiente. Isso garante que todas as informações relacionadas às configurações e relacionamentos entre os componentes sejam documentados e estejam sempre atualizadas, facilitando diversos processos que dizem respeito ao funcionamento de seu ambiente.
Ativos x Itens de Configuração (CI’s): entenda a diferença
É muito comum vermos a confusão entre os termos ativos e itens de configuração, e você sabe dizer a diferença entre ambos?
Um ativo pode ser dito como um item tangível ou algo valioso para um produto ou serviço em uma empresa, e normalmente é usado para se referir ao aspecto financeiro de um item. Ele pode ser um computador, uma impressora, um projetor, entre outros.
Mas a partir do momento em que um ativo faz parte de um modelo de prestação de serviços e tem seus relacionamentos mapeados, ele se torna um CI. Ou seja, um CI está relacionado a detalhes técnicos de um item específico, falamos literalmente de sua configuração. Basicamente, sua principal diferença é o foco nas relações e como parte de um serviço.
Qual a importância de um CMDB?
O CMDB é de extrema importância para as empresas que dependem da eficiência de sua infraestrutura de TI, pois disponibiliza as informações da melhor maneira para os tomadores de decisão em busca de melhorar o desempenho dos serviços de TI e dos negócios.
Ele fornece o registro de todos os componentes de TI, permitindo que os administradores saibam exatamente quais recursos encontram-se disponíveis para uso, e assim prever necessidades, planejar novos investimentos e implementar mudanças com maior precisão e segurança para o crescimento.
Quais as principais vantagens de um CMDB?
Além de realizar o gerenciamento mais assertivo e organizado de CIs, o CMDB proporciona algumas vantagens. Aqui estão elas:
1. Controle das informações
O CMDB traz uma visão única e centralizada que ajuda a manter o controle da rede mapeando todos os dispositivos de hardware, softwares e as configurações que relacionam todos, promovendo maior controle sobre os itens, facilitando a identificação de ligações entre sistemas e serviços e permitindo a melhor gestão de recursos.
2. Eficiência operacional
Ele permite reduzir o esforço por parte dos times de TI e automatiza processos como geração de relatórios, atualização de status e até mesmo gestão de mudanças, que avalia precisamente o impacto de mudanças antes de serem implementadas em seu sistema.
Além disso, com informações detalhadas, as equipes de suporte conseguem resolver incidentes e problemas mais rapidamente, entendendo melhor a sua causa raíz e impactos potenciais.
3. Auditorias
O CMDB possui um papel fundamental na realização de auditorias e isso se deve ao fato de facilitar a conformidade com regulamentos e normas, além de fornecer um repositório que registra todas as alterações realizadas.
A capacidade de rastrear alterações também facilita no processo de auditorias por permitir fazer a verificação de quais mudanças foram realizadas em sua rede e se as políticas foram seguidas corretamente.
Como implementar o CMDB
O processo de implementação do CMDB é longo, e por isso, gera a necessidade de contar com a colaboração de todos os envolvidos nesse processo, pois a ideia implica na mudança da cultura e a forma como cada atividade é desempenhada dentro da empresa.
Vamos conferir os passos que devem ser tomados na hora de implementar o CMDB na sua empresa:
Definição de objetivos: cada organização tem suas metas, portanto para dar início a implementação, defina de maneira clara o que pretende alcançar através do CMDB e quais seus principais objetivos.
Planejamento estratégico: defina quais CIs serão contabilizados no CMDB, como serão estruturados e mapeie os relacionamentos entre os CIs para entender como eles interagem dentro da sua infraestrutura. Após isso, comece a inserir os dados relevantes para o CMDB.
Comece a implementação de forma gradual: realize testes para avaliar se ele atende suas necessidades e expectativas, e com um conjunto reduzido de CIs, expanda conforme viável e necessário. Mantenha o monitoramento contínuo do desempenho com informações sempre atualizadas.
Progresso contínuo: providencie o treinamento para as equipes que farão uso do CMDB e obtenha o feedback de seu funcionamento regularmente para identificar quais processos estão dando certo e quais áreas necessitam de melhoria.
Como o Service Desk Plus da ManageEngine pode te ajudar na implementação
O Service Desk Plus da ManageEngine é uma ferramenta abrangente de gerenciamento de serviços empresariais (ESM) capaz de oferecer suporte completo para implementar e gerenciar o CMDB. Aqui estão alguns exemplos de como ela pode te auxiliar:
-
Ferramenta personalizável: com sua interface intuitiva e fácil de usar, o ServiceDesk Plus permite personalizar a ferramenta de acordo com as necessidades da organização e com o que faz mais sentido de acordo com suas preferências. Além disso, sua fácil utilização permite o uso da ferramenta por diferentes usuários desde técnicos de suporte até usuários finais.
-
Crie conexões: facilite o mapeamento de relacionamento entre os diferentes componentes de TI, como dispositivos de rede, conexões entre servidores, usuários, ativos e entenda melhor como mudanças nesse ambiente podem afetar o todo. Crie mapas de relacionamento a partir dos dados de CIs usando uma interface de arrastar e soltar, identifique os componentes que deseja colocar no mapa e entenda suas dependências e como se relacionam entre si para formar as conexões.
-
Relatórios e análises: a ferramenta fornece relatórios baseados nos dados do CMDB, o que permite uma análise profunda sobre desempenho, permitindo a tomada de decisões informada sobre a gestão do ambiente e suas configurações.
-
Automatiza tarefas: automatize tarefas relacionadas à gestão de ativos e itens de configuração, como notificações de mudanças, atualização automática de registros e ações pré-definidas em caso de acontecimento específico de eventos dentro do seu ambiente.
Em resumo, o ServiceDesk Plus ajuda a gerenciar o CMDB centralizando informações sobre ativos e configurações. Além disso, facilita processos, automatiza tarefas e auxilia na tomada de decisões estratégicas por meio da análise dos dados.
Gostou do nosso conteúdo? Se quiser saber mais sobre nossas soluções acesse nosso site clicando aqui e fique por dentro de todas as novidades sobre o mundo da TI!