Imagem com fundo azul, com cérebro e engrenagem no fundo, a frente há um homem de terno e um robô se cumprimentando, acima deles está escrito Topdicas em amarelo. No lado superior esquerdo há o logo da ManageEngine na cor branca.

O lançamento do ChatGPT em novembro de 2022 destacou a IA generativa como líder no cenário tecnológico. Alguns meses depois disso, parecia que tudo o que as pessoas estavam falando era sobre IA generativa (GenAI). No entanto, em meio às discussões sobre suas possíveis aplicações, também foram expressas preocupações sobre a substituição de criadores de conteúdo humano.

A GenAI é uma tecnologia incrível. O fato de termos conseguido criar modelos de LLM que podem ter conversas naturais e criar arte, vídeos e até mesmo códigos em tempo real é impressionante. Mas, o principal problema dessa tecnologia é sua incapacidade de criar conteúdo realmente original, e é por isso que não faz sentido vê-la como um substituto para os criadores de conteúdo humanos, mas sim como uma ferramenta que pode auxiliar no processo criativo.

Aqui estão quatro maneiras pelas quais a GenAI pode ajudar os criadores de conteúdo:

1. Conceitualização e ideação 

A conceituação às vezes pode ser o aspecto mais desafiador da criação de conteúdo. É impossível ser capaz de pensar sempre fora da caixa e ter ideias de conteúdo interessantes e envolventes. Modelos de LLM como o ChatGPT têm acesso a grandes volumes de informações sobre literalmente todos os assuntos existentes.

Essas ferramentas podem ajudá-lo a criar novos tópicos para conteúdo escrito, temas para mídia visual e até mesmo ideias para campanhas de mídia social. Ao usar a GenAI para ter novas ideias, você ainda estará garantindo que a maior parte da criação de conteúdo seja feita por você.

2. Pesquisa 

Digamos que você queira escrever um blog sobre a última tendência tecnológica, mas não entende muito bem o assunto e, infelizmente, todos os recursos de conteúdo que você encontra on-line descrevendo esse tópico são muito avançados.

A boa notícia é que os modelos GenAI são realmente úteis quando se trata de resumir e parafrasear o conteúdo. Você pode até mesmo pedir ao modelo que lhe dê uma explicação simplificada do tópico que está pesquisando para que você tenha uma melhor compreensão do assunto.

Mas aqui está o problema: esses modelos não são confiáveis o suficiente para serem sua única fonte de informações. É claro que eles podem ser bons em simplificar conceitos complicados, mas também são conhecidos por, às vezes, serem confiavelmente incorretos. Na verdade, a maioria dos modelos de GenAI também tem avisos de isenção de responsabilidade afirmando que as informações compartilhadas podem nem sempre ser precisas.

3. Aprimoramento do conteúdo existente 

Pense na GenAI como seu próprio revisor pessoal. Quando terminar o rascunho de um artigo ou a primeira versão de um design estático ou de um vídeo, não custa nada pedir a um modelo da GenAI que dê uma olhada nele para você.

Essas ferramentas podem apontar erros e áreas de melhoria. É claro que também é uma boa ideia obter uma segunda opinião humana, mas essas ferramentas geralmente fornecem feedback útil.

4. Criação de arte visual 

O progresso que foi feito nas ferramentas de geração de imagens e vídeos de IA resume perfeitamente o quanto a GenAI avançou. Está cada vez mais difícil diferenciar o conteúdo original do conteúdo gerado por IA.

Claro, ainda é possível se você souber exatamente o que procurar, mas em breve chegaremos a um ponto em que a arte gerada por IA será indistinguível do trabalho original criado por humanos, e isso pode ajudar muito quando você precisar de um vídeo ou de um design feito em curto prazo. Tudo o que você precisa é inserir sua ideia e, pronto, você terá uma obra de arte em pouco tempo.

Aprimoramento em vez de substituição 

Embora impressionante, é preciso compreender que a GenAI é uma ferramenta que depende fortemente do conteúdo e do trabalho criativo preexistentes. Ela não tem a capacidade de gerar algo verdadeiramente original a partir do zero. Assim, o resultado de um modelo GenAI pode ser adequadamente descrito como uma interpretação baseada em informações de um trabalho original já existente.

Essa tecnologia não vai nos substituir, pois não consegue igualar a complexidade e a criatividade do cérebro humano. Mas isso não significa que ela não possa nos ajudar durante o processo criativo, e os exemplos descritos acima são apenas alguns entre muitos que demonstram os recursos dessa tecnologia quando se trata de nos ajudar a criar um conteúdo melhor.

Autor: Eric Roshaan