Imagem com fundo azul com um menino de espada e escudo, ícones de fechaduras e uma tela de computador.

Com o aumento das infraestruturas digitais nas empresas, o número de violações infelizmente acaba acompanhando essa evolução, portanto é necessário que as organizações adotem práticas e ferramentas que trabalhem na prevenção de ameaças e proteção de dados enquanto aumentam sua eficiência operacional.

No artigo de hoje vamos explicar como o controle de acesso a informação pode auxiliar a sua empresa a proteger seus dados e como uma ferramenta de cibersegurança pode ajudá-lo nesse processo.

 O que é o controle de acesso à informação? 

O controle de acesso à informação consiste em gerenciar e conceder permissões para que os usuários tenham acesso a dados sensíveis e/ou realizem determinadas atividades apenas quando necessário. Ou seja, o controle de acesso à informação basicamente impõem limitações nos acessos de cada um dos usuários afim de evitar  o vazamento de informações.

Para entender melhor, vamos imaginar uma situação onde determinada empresa permite que o setor financeiro tenha acesso a dados que dizem respeito ao setor de RH. Além de ser desnecessário que o setor financeiro tenha acesso a quanto cada colaborador ganha, isso pode resultar no vazamento de dados pessoais de colaboradores e da empresa, além de possívelmente comprometer suas operações.

 Qual é a importância de controlar o acesso à informação?

 Manter o controle rígido de acesso sobre informações sensíveis auxilia na diminuição de riscos de vazamento ou extravio de dados, perda de clientes e até mesmo de ciberataques, mas existem diversas maneiras de diminuir esses riscos, dentre elas temos:

1.  Preservação da integridade dos dados 

A preservação da integridade dos dados é essencial, pois garante que apenas àqueles com acesso possam realizar modificações ou exclusões de documentos, impedindo o comprometimento da precisão e confiabilidade dos dados.

2.  Conformidade regulatória   

No Brasil temos diversas regulamentações que exigem o controle de acesso a dados sensíveis, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que tem o objetivo de proteger os direitos de liberdade de privacidade, estabelecendo obrigatoriedades e penalidades para empresas que não realizarem o tratamento correto de dados.

3.  Transmitir confiança aos clientes 

Este tópico se relaciona com o anterior, pois as empresas que mantêm constante vigilância para evitar a ocorrência de violações conservam seu propósito de cumprirem com a obrigação de manter o armazenamento seguro das informações e transmitirão confiança ao consumidor, que se sentirá mais seguro ao fornecer seus dados.

 Como implementar um controle de acesso à segurança da informação?

1. Tenha uma política de segurança da empresa 

Inicialmente, é ideal que todos tenham total ciência da política de segurança da informação da empresa, tanto colaboradores novos quanto os mais antigos, o que contribuirá para que os funcionários estejam alinhados com a cultura de segurança.

 2. Treine os colaboradores para atender as expectativas 

Sempre que possível, faça treinamentos com os colaboradores para que fiquem cientes de atualizações nas plataformas utilizadas pela empresa, aquisições de novos recursos e atualizações de normas que dizem respeito à segurança da informação.

3.  Use sistemas eficientes

O uso de sistemas eficientes desempenha um papel importante no controle de acesso, pois consegue:

3.1.  Oferecer a capacidade de definir políticas de acesso granulares

  O que permite aos administradores controlarem precisamente quem terá acesso a determinados recursos e informações, minimizando riscos de acessos não autorizados.

3.  2. Garantir aos usuários maior segurança com autenticação segura  

O que pode ser feito com autenticação por biometria ou autenticação de dois fatores (2FA), garantindo que apenas usuários autorizados tenham acesso aos sistemas e dados.

  3.3. Melhorando a Usabilidade  

Com uma interface intuitiva, os usuários ficam mais tranquilos ao acessar recursos por meio de processos simples com o objetivo de minimizar etapas desnecessárias para concluir suas tarefas.

 Como uma solução de segurança de acesso privilegiado te ajuda a fazer o controle de acesso à informação na sua empresa? 

Se você estiver à procura de uma ferramenta de TI que te ajude a garantir o controle de acesso à segurança da informação da sua empresa, a ManageEngine pode ter a solução.

O PAM360 é uma ferramenta de cibersegurança capaz de realizar a gestão de contas e auxiliar o time de TI a ter controle de seus acessos privilegiados a partir de um console central.

Além disso, o PAM360 permite atribuir acesso a privilégios mais altos por curtos períodos de tempo com a funcionalidade just-in-time, que concede acesso privilegiado a um usuário quando solicitado, mas garante a segurança do servidor revogando automaticamente as permissões da conta após um período definido, possibilitando a redefinição de senhas para maior segurança.

Gostou do nosso conteúdo e quer ficar por dentro das novidades que a ManageEngine tem para oferecer? Então acesse nosso site ou entre em contato conosco para saber mais!