Dicas Top é uma coluna semanal em que destacamos o que é tendência no mundo da tecnologia atualmente e listamos maneiras de explorar essas tendências. Nesta semana, veremos três maneiras de permanecer relevante no mercado de trabalho em meio a uma revolução de IA.

Imagem ilustrativa representando robôs e humanos sentados em mesas de um escritório corporativo.

O medo de perder seu emprego para a IA está se espalhando como uma pandemia, e nenhum bloqueio vai ajudar. A GenAI está crescendo aos trancos e barrancos, e os empregos de escritório estão diretamente na linha de fogo. A incorporação da IA com a robótica é iminente e, em breve, os trabalhadores de colarinho azul também enfrentarão problemas semelhantes.

Um estudo recente revela que 30% dos funcionários têm medo de perder seus empregos para a IA ou para alguma forma de automação. Talvez você já tenha ouvido falar de Devin, um desenvolvedor de software de IA que pode não apenas escrever códigos, mas também testá-los e implementá-los. Pelo que parece, o Devin pode muito bem estar pronto para tomar o lugar de desenvolvedores qualificados.

Digamos que você esteja em uma função de alta produtividade na sua empresa, recebendo um bom salário e logo descobre que há um LLM que pode fazer seu trabalho mais rápido do que você pelo preço de amendoim. Decisões difíceis precisam ser tomadas, deixando tanto os funcionários quanto os empregadores em uma situação desconfortável.

Mas nem tudo é desgraça e tristeza. Há certas qualidades humanas que nunca poderão ser substituídas pela automação, pelo menos não em um futuro próximo. A forma como aprimoramos essas qualidades, habilidades e talentos decidirá o futuro dos seres humanos na força de trabalho global. Aqui estão três dicas para ajudá-lo a se tornar indispensável em sua organização, para que você possa se tornar uma fortaleza impenetrável da humanidade contra o ataque da IA.

 1. Torne-se um mestre em IA 

Analistas de negócios e especialistas de todo o mundo deixaram claro que o caminho a seguir está sendo pavimentado pela IA. Um profissional de marketing ou de RH pode parecer estar longe de precisar de conhecimento tecnológico, mas certamente não faria mal nenhum fazer um curso sobre IA, GenAI ou aprendizado de máquina, considerando o mercado de trabalho atual. Se sua empresa começar a cortar gastos, você sempre terá habilidades relevantes em IA para recorrer.

Plataformas de tecnologia educacional on-line, como Udemy e Coursera, oferecem uma variedade de cursos sobre IA e ML, que são certificações válidas que, dada a natureza evolutiva do setor, podem ser tão valiosas quanto um diploma universitário. Sacrificar seu tempo diário no TikTok por um desses cursos certamente beneficiará seu currículo no longo prazo.

 2. Aprimore e domine seu ofício 

Essa é uma afirmação que já foi repetida até a morte por gurus de autoajuda e treinadores de vida na Internet, mas se há um momento para revisitá-la, é agora. Chegamos a um estágio em que as empresas relutam em contratar novatos e dar-lhes tempo e espaço para que se tornem mestres em seu ofício. Em vez disso, agora é mais econômico implantar a automação que realiza essas tarefas por uma fração do preço.

O mesmo se aplica aos funcionários que aparentemente já encontraram seu lugar em suas empresas. Embora a liderança seja algo que ainda não pode ser substituído pela IA, a alta gerência ainda deve considerar que seus empregos podem estar em risco se não acompanharem as tendências ou não adotarem uma concorrência saudável para serem os melhores no que fazem.

3. Explore suas opções 

Isso pode parecer contraintuitivo em relação ao que lhe foi dito em outros lugares, mas seria uma atitude segura dar uma olhada no mercado e ver que outros empregos estão disponíveis que correspondam às suas habilidades. Se você é um designer gráfico que também é bom em arte desenhada à mão e está começando a sentir que pode perder seu emprego de design para a GenAI, talvez seja hora de começar a procurar outro emprego.

Devido à atual recessão e a outras questões geopolíticas, entendo que explorar suas opções é mais fácil falar do que fazer, mas a previsão é fundamental. Manter-se atualizado sobre a situação do mercado e agir preventivamente pode lhe poupar aborrecimentos e dores de cabeça no longo prazo.

A segurança no emprego pode se tornar um luxo no mundo moderno 

Para que fique registrado, minha intenção não é temer ou jogar gasolina nessa fogueira da segurança no emprego. O ponto principal é o seguinte: as pessoas terão empregos, independentemente do resultado da revolução da IA, mas a IA fará com que elas realmente se esforcem em uma força de trabalho cada vez mais competitiva.

Pelo lado positivo, a IA atualmente não é autossuficiente, o que significa que é necessário um nível decente de contribuição e contribuição humana. Portanto, para continuarmos sendo indispensáveis, precisamos adaptar nosso pensamento e nossas ações às mudanças dos tempos, superar a mediocridade e estar totalmente preparados para o que está por vir.

 

Artigo original: https://blogs.manageengine.com/corporate/general/2024/03/21/top-tips-how-to-stay-one-step-ahead-of-ai-and-keep-your-job.html