Normalmente, a necessidade de otimização dos custos de TI surge devido a restrições financeiras, e a sua narrativa existente no setor apoia a consolidação de ativos, a otimização de licenças, a negociação de fornecedores, etc. Mas, à luz do contexto de transformação das TI de 2024, não podemos mais confiar nessa narrativa.
O atual contexto de transformação da TI
Em meio às condições macroeconómicas, no ano passado, os orçamentos de TI não estavam à altura dos preços inflacionados. Os CIOs alegaram que o aumento do orçamento de TI foi esticado pela inflação, o que poderia cobrir apenas os requisitos básicos de TI. Tendo em conta isto, em 2024 testemunham um aumento orçamental que está ligeiramente acima dos preços inflacionados, mas apenas para ser desafiado por metas de receitas mais elevadas.
É aqui que os CIOs precisam entender o contraste desafiador que existe na passagem acima:
Com menos (aumento do orçamento de TI ligeiramente acima da inflação), os CIOs precisam de impulsionar mais (metas de receitas mais elevadas).
Normalmente, é apenas menos e é isso. Por isso, é razoável imaginar uma abordagem de redução de custos, que é o sinónimo habitual de optimização de custos – como se viu durante a pandemia e a recente recessão. Mas quando combinado com mais, como acima, os CIOs têm que evoluir de apenas especialistas em tecnologia para estrategistas de negócios digitais e criar uma abordagem que seja colaborativa com seus pares CxO para atender às expectativas dos clientes e impulsionar a resiliência organizacional.
Aprofundamos algumas pesquisas para abordar esse cenário complexo e inédito de TI, contextualizando-o com as tendências macroeconômicas. Com base nas melhores práticas do setor – especialmente naquelas em que os especialistas apostam durante tempos tão tumultuados – concebemos um guia de adoção de tecnologia para empresas e o redigimos como um white paper, que responderá a perguntas como:
- Como otimizar custos sem desacelerar sua transformação digital?
- Como você cria novos fluxos de receita aproveitando a tecnologia?
- Como você aproveita ao máximo a nuvem?
Como certas organizações consideram o gerenciamento de hardware interno mais barato do que a nuvem?
Leia nosso white paper mais recente, Como os líderes de TI podem gerar mais com menos, para adaptar sua entrega digital a uma economia dinâmica.