O desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial tem sido tão rápido nos últimos meses que até mesmo os criminosos estão contando com essas inovações para criar golpes cada vez mais sofisticados. Como se proteger dessa ameaça?

Infelizmente, com a ascensão da inteligência artificial, as mensagens de texto e chamadas falsas que todos recebemos estão a tornar-se mais inteligentes, levando muitos a cair numa armadilha devastadora. A revista Forbes apresenta o panorama dos novos golpes e dá algumas pistas para evitá-los.

O novo mundo de IA generativa 

Neste novo mundo de IA generativa, tornou-se mais fácil do que nunca para os golpistas produzir texto, áudio e até vídeos que podem enganar não apenas as vítimas individuais, mas também os programas de software usados para prevenir fraudes.

“Vemos regularmente pessoas usando imagens e vídeos deepfake para autenticação e podemos presumir com segurança que eles foram criados usando IA generativa”, disse Kenneth Williams, vice-presidente sênior da Synchrony (um dos maiores emissores de cartão de crédito nos Estados Unidos, com 70 milhões de dólares). de contas ativas).

Os criminosos podem usar IA generativa de diversas maneiras. Se você posta frequentemente nas redes sociais ou em qualquer lugar online, eles podem ensinar um modelo de IA a escrever no seu estilo, com as palavras que você usa.

Eles podem então enviar mensagens de texto para sua família, pedindo-lhes que lhe enviem dinheiro para ajudá-lo a sair de uma situação difícil. Ainda mais assustador é que, se tiverem uma breve amostra de áudio da voz de uma criança, podem ligar para os pais e falsificar a voz da criança, fingir que foram sequestrados e exigir o pagamento de um resgate.

As empresas também estão em destaque. Há muito tempo é comum que os golpistas enviem por e-mail faturas falsas solicitando pagamentos, mas com ferramentas de IA, os golpistas podem ligar para funcionários da empresa usando uma versão clonada da voz de um executivo e fingir que autorizam transações ou pedem dados confidenciais aos funcionários em ‘vishing’.

Portanto, sim, a ameaça de cair em fraude financeira parece ser maior do que nunca. Com a capacidade de clonar vozes, imagens e estilos de escrita, não são apenas as pessoas mais velhas que estão em destaque atualmente.

É imperativo tomar medidas preventivas agora para garantir que você ou sua empresa não caiam em um golpe potencialmente devastador. Estabelecer uma estratégia proativa de segurança cibernética será o padrão para os próximos anos.

Em 2022, os consumidores relataram ter perdido 8,8 mil milhões de dólares devido a fraudes, um aumento de 40% em relação a 2021. As maiores perdas em dólares vieram de fraudes de investimento, mas as fraudes de impostores foram as mais comuns.

5 dicas para se proteger contra golpes alimentados por IA

Fortaleça suas contas: a autenticação multifator exige que você insira uma senha e um código adicional para verificar sua identidade. Habilite isso em todas as suas contas financeiras.

Seja privado: considere restringir suas configurações de privacidade ou compartilhamento em contas de mídia social. Os golpistas podem usar as informações pessoais que você compartilha nesses sites contra você.

Filtre suas chamadas: Não atenda chamadas de números de telefone desconhecidos.

Crie senhas: converse com seus amigos e familiares e combine certas frases que você usará se falar sobre assuntos financeiros ou outros assuntos sérios.

Artigo original: Así es cómo la IA está potenciando el fraude financiero