Desktops, celulares e laptops, prontos. Switcher, roteador e firewall, prontos. Software e licenças… já os estamos gerenciando com nossos ativos de TI?
O gerenciamento de ativos de software é tão importante quanto conhecer o status de um endpoint na sua organização. Se você não tiver uma estratégia sólida e simples para rastrear seus ativos de TI e não-TI, essa tarefa essencial de ITSM pode ser bastante complicada.
A implementação de processos ITAM (IT Asset Management) ajudará a reduzir custos de manutenção, otimizar o uso de licenças, reduzir a quantidade de ativos não utilizados e também reduzir riscos de segurança.
Como implementar o gerenciamento correto de ativos de software?
Embora a primeira coisa que normalmente vemos seja o hardware de um computador, o software é o que realmente nos permite realizar todas as tarefas naquele espaço virtual. Por esta razão, acaba por ser um componente crítico na gestão de ativos de TI.
Para obter um gerenciamento adequado de ativos de software, considere estes 4 fatores:
Saiba o que está instalado e quem está utilizando: Ter visibilidade completa sobre o software instalado em sua rede permite que você tenha controle sobre o número de licenças, padrões de uso e gerencie-os de acordo com as necessidades do seu negócio.
Reduza os riscos de segurança: Sabemos que qualquer usuário pode instalar qualquer software, o que pode aumentar as ameaças cibernéticas. Lembre-se de utilizar uma ferramenta que detecte softwares ilegais ou não autorizados, gerando alertas aos técnicos da área de TI.
Gerenciamento de licenças: Lembre-se de que softwares não licenciados ou com licenças expiradas podem causar problemas em sua rede. Acompanhe continuamente os contratos de licença e receba alertas de expiração para evitá-los.
Auditorias e compliance: Tenha consciência da grande importância de realizar auditorias e estar atualizado com todas as boas práticas do setor. Certas ferramentas geram painéis nos quais você pode conhecer o status de conformidade do seu software e outros tipos de alertas. Aproveite-os!
Quais são seus benefícios?
Além de facilitar o gerenciamento de seus ativos, manter informações atualizadas sobre licenciamento e conformidade de software pode te ajudar a desenvolver melhores tomadas de decisão.
Da mesma forma, permite que à medida que sua empresa cresce, os ativos de software continuem sendo rastreados pelas diversas ferramentas ITAM. Dessa forma, você pode se concentrar na resolução de problemas em vez de rastrear os ativos primeiro e continuar gerenciando seu ITSM sem interrupção.
Você está pronto para adotá-lo?
Lembre-se de implementar ferramentas em sua infraestrutura de TI que facilitem todas essas tarefas relacionadas ao gerenciamento de ativos de software e gerenciamento de serviços.
Na ManageEngine contamos com ferramentas especializadas como Asset Explorer ou ServiceDesk Plus que estão alinhadas com as melhores práticas da indústria de ITSM.
Você pode baixar uma avaliação gratuita totalmente funcional de ambos os produtos e aproveitar todos os seus recursos por 30 dias. Você também pode solicitar orçamentos de acordo com as necessidades do seu negócio ou entrar em contato conosco para uma demonstração gratuita sempre que desejar.
Artigo original: Lleve su administración de activos de software a otro nivel