Top dicas é uma coluna semanal em que destacamos as tendências atuais no mundo da tecnologia e listamos maneiras de explorar essas tendências. Nesta semana, estamos analisando cinco etapas que devem ser seguidas ao elaborar uma estratégia de manutenção preditiva eficaz para sua organização.
Você já se perguntou como seria a sensação de poder olhar para o futuro? Bem, graças à manutenção preditiva, você pode fazer exatamente isso!
Deixando o marketing de lado, se você estiver acompanhando de perto as últimas notícias sobre tecnologia, perceberá que o tópico da manutenção preditiva foi abordado algumas vezes. E, embora esse conceito não tenha o apelo de massa inerente a algo como IA ou a última moda tecnológica, ele está construindo discretamente uma reputação como um método confiável para minimizar o tempo de inatividade.
A manutenção preditiva, ou PdM, é o uso da análise de dados e de outros modelos preditivos para determinar quando pode ocorrer uma falha na infraestrutura de ativos de uma organização. Isso permite que a empresa programe e execute tarefas de manutenção com antecedência para garantir maior eficiência e reduzir consideravelmente o tempo de inatividade.
O objetivo da PdM é permitir que as organizações utilizem sua infraestrutura da forma mais completa possível e programem tarefas de manutenção antes que ocorra uma falha. Este método se estabeleceu como uma das melhores maneiras de reduzir o tempo de inatividade e, embora seus benefícios sejam mais adequados à manufatura, seu escopo é muito mais amplo. Aqui estão as etapas que você deve seguir ao implementar uma estratégia de PdM em sua organização.
1. Analise sua infraestrutura para identificar ativos críticos e áreas de falha
Os dados usados para alimentar um modelo de PdM incluem dados atuais e históricos. Os dados atuais incluem informações relacionadas ao funcionamento normal e cotidiano do ativo e podem fornecer uma visão precisa do seu desempenho atual em cenários ou condições de uso existentes.
Os dados históricos, por outro lado, podem fornecer insights valiosos sobre o desempenho do produto em várias condições no passado e também podem esclarecer as tarefas de manutenção anteriores realizadas, como por que e como foram realizadas.
Ao combinar as duas formas de dados, você pode realizar uma análise aprofundada de toda a sua infraestrutura para determinar as áreas críticas que exigem mais atenção – aqueles dispositivos que estão no centro de toda a sua infraestrutura e podem atuar como um ponto único de falha. Além disso, quando estiver planejando implementar uma estratégia de PdM pela primeira vez, é uma boa ideia concentrar-se em um ou apenas alguns ativos, pois geralmente há muitos testes envolvidos.
2. Configure um mecanismo de monitoramento para coletar um fluxo constante de dados
A PdM é uma estratégia de manutenção orientada por dados. Ela precisa de um fluxo constante de dados relevantes para funcionar como pretendido e um sistema de monitoramento eficaz pode formar uma base sólida para a estratégia de PdM. Dependendo da natureza do ativo que está sendo monitorado, a organização deve usar diferentes métodos de monitoramento.
Como um exemplo bastante simples, se o ativo for propenso a superaquecimento, a organização pode colocar sensores de temperatura ou câmeras térmicas para garantir que a temperatura esteja na janela operacional correta e soar um alarme quando estiver perto de exceder essa janela.
Ultimamente, os sensores de IoT e digital twins surgiram como alguns dos melhores meios de monitorar a integridade dos ativos. Os sensores de IoT permitem que você fique constantemente de olho nas condições operacionais de sua infraestrutura. Quanto aos “gêmeos digitais”, eles permitem que você crie uma réplica digital da infraestrutura do seu ativo para monitorar e executar testes sem precisar interromper as operações ou interagir fisicamente com o ativo.
3. Elabore um procedimento de resposta
Agora que você identificou os ativos críticos e elaborou um mecanismo de monitoramento eficaz, é hora de passar para a próxima etapa. Quando o sistema de monitoramento detectar uma possível falha, como você responderá? Esse procedimento envolve a definição clara das funções dos usuários, das responsabilidades e das etapas que devem ser seguidas no caso de uma falha.
Usando os dados coletados e dependendo da natureza da falha, a organização pode elaborar um procedimento de resposta adequado. Se a falha for pequena, você poderá configurar tarefas de manutenção automatizadas para corrigi-la rapidamente. Mas, às vezes, certas falhas podem ser um pouco mais complexas e exigir intervenção humana, o que pode levar a um tempo de inatividade, embora planejado. Mas não se preocupe – é nesse ponto que os sistemas redundantes podem entrar em ação.
4. Implemente e monitore a estratégia
Pense no tempo imediatamente após a implementação como um período de teste prolongado. Essa será a primeira vez que você verá o desempenho da sua estratégia em condições reais. Esse estágio é crucial, pois as percepções do mundo real que você obtém podem ajudá-lo a decidir se vale a pena investir mais na estratégia e também permitir que você a ajuste para torná-la o mais infalível possível. Além disso, a PdM é um processo contínuo e talvez seja necessário fazer alterações durante todo o ciclo de vida do ativo.
5. Amplie a estratégia para incluir mais ativos
Depois que a estratégia de PdM tiver sido implementada com sucesso em um dispositivo, a organização deve considerar a inclusão de mais dispositivos na estratégia para aumentar a solidez e a confiabilidade da infraestrutura. E então, volta-se à estaca zero. Repita o processo.
Conclusão
É claro que a PdM não é 100% infalível. Algumas rachaduras certamente aparecerão. Mas, graças a essa tecnologia, as organizações podem garantir que estão minimizando o tempo de inatividade não planejado e que quando acontece, foi de natureza planejada.
E embora o custo inicial da identificação dos principais ativos e do monitoramento constante da infraestrutura possa ser substancial, os benefícios proporcionados pelo aumento da eficiência operacional e pela redução do tempo de inatividade podem exceder em muito o custo. Portanto, se você é uma organização que possui e opera qualquer tipo de ativo crítico, uma estratégia de PdM pode ser exatamente o que você precisa.
Artigo original: Top tips: 5 steps to take while implementing a predictive maintenance strategy