O que é MIB (Management Information Base)?

Portugues | December 27, 2024 | 3 min read

imagem com fundo preto, do lado direito há um desenho de uma placa de rede, atrás dela há um efeito que faz alusão a conexão, na cor azul. Do lado esquerdo está escrito na cor branca Tudo o que você precisa saber sobre MIB (Management Information Base). Acima está o logo da ManageEngine, também na cor branca.

Termos que estão relacionados à gestão de rede podem ser difíceis de entender. Embora apresentem complexidades, compreender sua definição e importância são essenciais para gerenciar as redes de maneira eficaz, não permitindo interrupções e apresentando respostas rápidas caso elas aconteçam.

Existe um banco de dados que apresenta diversas informações sobre dispositivos de rede e ajuda a interpretar dados cruciais sobre seu desempenho, além de estabelecer padrões para a comunicação entre eles. Seu nome é MIB (Management Information Base ou Base de Informações Gerenciáveis).

Leia este este artigo para entender o que é, sua importância e outros termos atrelados ao conceito. Boa leitura!

Entenda o conceito de Management Information Base (MIB)? 

É um banco de dados que contém todas as informações relacionadas a dispositivos que utilizam o protocolo SNMP (Simple Network Protocol).

É fundamental para gestão e controle, porque através dessa base de informações os administradores conseguem gerenciar dados como status, disponibilidade e capacidade, além de permitir e monitorar as informações trocadas entre os dispositivos.

Antes de explorarmos como a MIB funciona é importante que o conceito de SNMP esteja claro.

Este é um protocolo padrão e está presente em diversos dispositivos como servidores, roteadores, switches, entre outros. Ele funciona com base em um dispositivo gerente e seus agentes, onde o principal ou gerente enviará as solicitações e receberá respostas dos agentes. A base de informações gerenciadas vai atuar reunindo todas as informações atreladas aos dispositivos e sua comunicação. Vamos entender melhor seu funcionamento no tópico a seguir.

Como a Management Information Base funciona? 

Ela atua interpretando os dados e gerenciando a troca de informações dos dispositivos.

Cada componente da rede recebe um identificador de objeto, conhecido como OID, e isso é importante porque assegura que cada dispositivo seja gerenciado e monitorado de maneira individual.

Se o administrador precisa checar ou alterar alguma informação, ele usa o protocolo SNMP para consultar o OID que ficará registrado na MIB. Veja um exemplo de identificador → 1.3.6.1.2.1.1.1.0

Interpretar esse número identificador requer conhecimentos técnicos sobre sua leitura, afinal cada um deles corresponde com alguma especificidade. Os números iniciais representam um domínio da organização que o criou, enquanto os últimos números representam modelos específicos.

A MIB vai promover uma consulta mais ágil dessas informações, fornecendo uma visibilidade maior para os técnicos de TI. Ela contribui significativamente para resolução de problemas, ajudando a diagnosticá-los e solucioná-los rapidamente, além de impactar em tomadas de decisão para possíveis upgrades na rede.

Quais os benefícios em ter uma MIB? 

A facilidade da consulta de informações gera um caminho mais tranquilo para a  realização das atividades que envolvem o gerenciamento de redes. Veja os outros benefícios que listamos:

Padronização e organização 

A base de informações gerenciadas ajuda a organizar, padronizar e consolidar dados de diferentes dispositivos como switches, servidores, roteadores, entre outros, sem a necessidade de consultá-los individualmente, pois é possível mantê-los em uma única base.

Isso contribui também para uma tomada de decisão mais ágil, graças à rapidez do acesso a essas informações.

Aumento da eficiência operacional 

A MIB permite que as equipes de TI acessem e manipulem configurações de forma remota, economizando tempo e reduzindo intervenções manuais.

Com base em dados históricos, por exemplo, elas podem implementar ações proativas para evitar futuros incidentes.

Resolução rápida de problemas 

Sabemos que as consequências de uma interrupção nas operações podem ser graves. Com uma MIB estruturada, as equipes de TI conseguem detectar padrões de tráfegos incomuns indicando atenção ou questões de segurança cibernética.

Como as informações estão centralizadas, ela ajuda a mostrar erros de interface, falhas em dispositivos e problemas na rede sem a necessidade de uma abordagem física ou seja, através de uma consulta o técnico conseguirá identificar quais problemas estão acontecendo.

Estruture sua MIB com o OpManager da ManageEngine 

A base de informações gerenciada é um elemento primordial para a gestão de rede de TI.

Esse conceito promove uma abordagem padronizada e organizada dos componentes de rede e impulsiona as atividades de monitoramento facilitando muitos caminhos para as equipes de TI, tornando-a indispensável para manter o desempenho funcional e ideal da rede.

Para elevar a sua gestão, você pode estruturar sua MIB, deixando-a mais robusta ao utilizar uma ferramenta potente que vai abranger diversos tipos de dispositivos, como o OpManager da ManageEngine!

Com a nossa solução você torna a TI mais flexível ao monitorar métricas específicas, basta adicionar a MIB à ferramenta. Você também consegue configurar alertas e receber notificações com base nos OIDs.

Um ponto de destaque do OpManager é que ele permite uma navegação descomplicada por MIBs. O MIB Browser permite a realização das operações básicas do SNMP e sua representação gráfica dos dados em tempo real, clique aqui para entender melhor.

Facilitamos a rotina da gestão de redes centralizando tudo o que você precisa em um único console!

Converse com um de nossos especialistas hoje mesmo!