Imagem representando uma influenciadora digital através de uma rede social recebendo likes, comentários e engajamento.

Ame-os ou odeie-os, não há como negar que os influenciadores de mídia social são incrivelmente eficazes no que fazem. Algumas pessoas podem não ver isso como um trabalho “real”, mas não se pode ignorar o fato de que é preciso muita habilidade para envolver um público da forma como muitos influenciadores fazem. Além disso, eles geralmente exercem bastante influência (daí o nome) sobre seu público, e esse poder de persuasão é algo que as empresas estão procurando aproveitar.

Me diga como pensar

O fato de alguém que você respeita, admira ou simplesmente acha divertido endossar um produto ou serviço faz com que você, no mínimo, pense sobre ele. É por isso que os anunciantes se arriscam com o marketing de influenciadores. Mesmo que não garanta nada, ele oferece mais oportunidades de se alinhar com um público.

Por exemplo, se um YouTuber de tecnologia do qual sou grande fã recomendasse uma peça de tecnologia específica na qual eu ainda não pensei muito, meu interesse certamente seria despertado, simplesmente porque ele a endossou. Além disso, um influenciador não precisa necessariamente ser um especialista para que um endosso funcione; também posso me interessar por um produto ou serviço simplesmente porque um influenciador que considero interessante fala sobre ele, mesmo que não seja um especialista.

O marketing de influência não é exatamente um conceito recente. Por exemplo, o endosso de celebridades já existe há algum tempo (quando digo “há algum tempo”, estou realmente falando sério). Para alcançar o status de influenciador, você precisa ter um número considerável de fãs – e é por isso que você quer aproveitar o status de (semi)celebridade deles. Portanto, se estiver pensando em trabalhar com um influenciador de mídia social para aumentar o reconhecimento da sua marca, aqui estão algumas dicas que você deve ter em mente.

1. Encontre o influenciador certo  

Há muito o que considerar quando você decide com qual influenciador trabalhar. Fatores como o tipo de conteúdo, o público-alvo, a imagem e, é claro, a remuneração, podem desempenhar um papel importante para ajudar uma empresa a determinar se um influenciador é a pessoa certa para promover sua marca.

Há duas abordagens principais aqui. Uma delas é entrar em contato com um influenciador simplesmente para aproveitar a popularidade dele. Você pode fazer isso para obter um simples reconhecimento da marca, apenas para divulgar seu produto para o maior número possível de pessoas. Mas lembre-se de que essa abordagem geralmente só funciona para produtos que têm apelo de massa, como aparelhos eletrônicos e outros bens de consumo.

Como alternativa, você pode considerar entrar em contato com um influenciador no mesmo mercado que você. Essa abordagem é especialmente eficaz se você estiver operando em um nicho de mercado e quiser convencer seu público-alvo de que seu produto vale a pena. Além disso, se o influenciador for uma voz respeitada dentro da comunidade que você está almejando, isso certamente pode dar muita credibilidade ao seu produto e à sua campanha de marketing.

A imagem do influenciador também é extremamente importante. Você não quer ser associado a um influenciador problemático que possa ter um impacto negativo sobre a imagem da sua marca devido aos seus erros on-line.

 2. Conteúdo patrocinado

É claro que a maioria dos espectadores não é necessariamente fã de conteúdo patrocinado e, em geral, ignora os anúncios de produtos quando pode. Apesar disso, os patrocínios oferecem a você a oportunidade de usar a criatividade e a habilidade de um influenciador ou criador de conteúdo para promover seu produto ou campanha.

O sucesso do conteúdo patrocinado depende principalmente do influenciador. Alguns criadores têm um talento especial para promover esse conteúdo de forma sutil, integrando sua marca ou seu produto de forma eficaz, sem que isso pareça intrusivo, mantendo a autenticidade e o entretenimento. Isso pode ajudá-lo a promover seu produto sem que ele pareça intrusivo ou fora do lugar, o que pode contribuir muito para o sucesso de sua campanha.

3. Realize concursos e brindes por meio de influenciadores

As empresas geralmente se unem a influenciadores para campanhas de brindes. Essa é uma forma de custo relativamente baixo de divulgar a marca. Os efeitos são múltiplos: se um seguidor desse influenciador estiver procurando um produto semelhante, ele poderá dedicar algum tempo para saber mais sobre o produto que está sendo oferecido. Muitos desses brindes vêm com pré-requisitos, às vezes exigindo que as pessoas sigam seus identificadores de mídia social para participar do concurso. Assim, você consegue gerar muito burburinho em torno do seu produto, além de um bom e velho engajamento nas mídias sociais para a sua empresa e para o influenciador, o que significa que todos saem ganhando.

4. Faça entrevistas com líderes de opinião  

Líderes de pensamento são influenciadores cuja popularidade vem de sua experiência em seus respectivos campos. Esses líderes de pensamento geralmente são indivíduos extremamente conhecidos e respeitados em suas áreas; portanto, obviamente, tudo o que eles dizem pode ter muito peso.

Entrevistá-los é uma ótima maneira de você não só aproveitar o público geralmente bastante grande deles, mas também abordar desafios e oportunidades no mercado e o que você está fazendo a respeito. Além disso, estar associado a esses especialistas pode quase garantir ótimas taxas de engajamento, e por que você não iria querer isso?

Associações de marca e conexões pessoais  

O marketing de influência, como conceito, simplesmente funciona. Ter um rosto conhecido ou respeitado endossando seus produtos pode ajudá-lo a estabelecer uma conexão com o público-alvo. Há muitos influenciadores populares em todos os mercados, literalmente – essa forma de marketing está repleta de oportunidades. E cabe a você decidir como usar essas oportunidades para aumentar o conhecimento e a visibilidade de sua marca.

 

Artigo original: https://blogs.manageengine.com/corporate/general/2024/01/18/top-tips-leverage-influencer-marketing-to-enhance-brand-visibility.html