Falar sobre ecologia se tornou uma tendência, além de ser um tópico super importante nesse momento em que estamos vivendo diversas alterações climáticas. Em um de seus eventos recentes, o CEO da Apple, Tim Cook e sua equipe fizeram um esquete inteiro sobre como a empresa alcançaria a neutralidade de carbono até 2030. Os escritórios da empresa já são neutros em termos de carbono além de funcionarem com eletricidade limpa, vale ressaltar a redução do uso de água em sessenta e três bilhões de galões. A pergunta que fica é: Quais ações sua organização está tomando?

Não é possível tornar sua organização neutra em carbono em um dia. É preciso revisar toda a estrutura dos processos de negócios para fazer mudanças conscientes. Mas aqui estão algumas maneiras simples de iniciar sua jornada de sustentabilidade.

1. Realoque seus data centers 

O manuseio de dados não pode ser comprometido quando se trata de operações comerciais. Mas há uma maneira de tornar os data centers mais sustentáveis. Mantenha-os resfriados – naturalmente!

Os servidores precisam de sistemas de resfriamento para mantê-los na temperatura certa. Mas se você tiver a largura de banda para realocar seus data centers para locais com climas mais frios, poderá reduzir significativamente os custos de refrigeração e energia. Embora não pareça muito, qualquer mudança na direção certa é uma boa mudança para começar.

2. Escolha provedores de serviços de nuvem ecológicos 

A nuvem é uma opção ecologicamente correta? Não, não completamente. Mas há algo que você pode fazer para garantir que sua mudança para a nuvem seja a mais ecológica possível.

A infraestrutura global de nuvem compreende mais de 7,2 milhões de data centers com uso intensivo de energia espalhados pelo mundo, consumindo perpetuamente grandes quantidades de eletricidade para operações e milhões de galões de água para fins de resfriamento.

Portanto, ao optar por investir na nuvem, procure provedores de serviços de nuvem que estejam implementando iniciativas ecológicas em seus data centers. Isso pode reduzir o consumo de energia e água, contribuindo assim para a conservação desses recursos vitais.

3. Estenda os ciclos de vida dos dispositivos 

O descarte de dispositivos após o uso mínimo é mais prejudicial do que você imagina.

Aproximadamente 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas anualmente em escala global, o que equivale ao descarte de 800 laptops a cada segundo. Com os usuários de celulares substituindo seus aparelhos aproximadamente uma vez a cada 18 meses, não é de se admirar que o lixo eletrônico constitua 70% do total de resíduos tóxicos que produzimos.

Quando você mantém seus dispositivos por um período mais longo, seja um laptop ou um telefone celular, isso reduz drasticamente o lixo eletrônico. Além de que o lixo eletrônico contém materiais tóxicos, como chumbo, mercúrio e cádmio, que podem se infiltrar no solo e causar efeitos adversos no crescimento das plantas, contaminar corpos d’água e causar riscos à saúde dos seres humanos, inclusive distúrbios neurológicos, danos aos rins, problemas de desenvolvimento em crianças e problemas cardiovasculares.

Portanto, ao investir em dispositivos eletrônicos para o seu escritório, esteja atento: Procure marcas que tenham uma vida útil mais longa, além de um bom serviço e suporte para reparos.

4. Promova uma cultura de sustentabilidade 

Embora a maioria das pessoas se preocupe com a sustentabilidade, muitas vezes não há medidas ou programas eficazes nas organizações para os funcionários participarem. Mas isso deve mudar.

Promova uma cultura de sustentabilidade entre as equipes, recompensando-as com orçamentos maiores ou aumentos se elas tomarem medidas significativas em relação à sustentabilidade. Nosso cérebro prioriza a gratificação instantânea em relação às metas de longo prazo, portanto, isso incentivará os funcionários a serem mais proativos em seus esforços organizacionais para fazer o TI verde acontecer.

Conclusão 

Tome medidas significativas para a melhoria do nosso planeta, sejam elas grandes ou pequenas, com certeza, de alguma forma, isso será proveitoso. Portanto, esteja atento às escolhas que você faz, especialmente quando se trata de decisões organizacionais, pois quanto maior for a sua organização, maior será o seu impacto no meio ambiente.

E já que estamos falando de medidas sustentáveis que podem fazer a diferença, recomendo que você conheça  o Endpoint Central da ManageEngine. Nossa solução não apenas automatiza o gerenciamento de endpoints, mas também oferece a capacidade de programar a ativação e desativação dos equipamentos de forma automática. Isso proporciona um monitoramento eficaz do consumo de recursos em toda a empresa, contribuindo para uma gestão mais consciente e eficiente.

Quer saber mais? Solicite uma demonstração personalizada com um de nossos especialistas, clicando aqui.

Artigo original: https://blogs.manageengine.com/corporate/general/2023/10/05/top-tips-4-easy-but-overlooked-approaches-to-sustainability-in-tech.html