Símbolo da sustentabilidade em um dispositivo.

Nesse momento, que você está lendo esse artigo, já parou para pensar que isso só está acontecendo graças à internet, os dados e dispositivos eletrônicos que possui? Agora, se formos mais a fundo nisso, descobrimos que também estamos produzindo outra coisa… Consegue imaginar o que é? Estamos falando da produção de poluição tecnológica. Mas não se assuste, ao longo desse texto vamos entender esse termo e nossa responsabilidade nisso.

Alguns desses dados que vamos apresentar podem te fazer pensar seriamente em adotar estratégias de TI verde  para mitigar o impacto da poluição digital gerada por você ou pela sua empresa. Também vamos compartilhar algumas dicas que os especialistas da ManageEngine ensinaram para diminuir o impacto disso nas organizações.

Por que devemos reduzir o impacto ambiental da tecnologia? 

Raramente paramos para rever o consumo de recursos naturais e a geração de poluição que deriva do uso de dispositivos tecnológicos, dados e internet. A verdade é que um grande impacto é gerado mesmo ao salvar um único e-mail (para cada um são gerados 10 gramas de CO2 por ano, segundo especialistas).

Além disso, a tecnologia gera cerca de 50 milhões de toneladas de resíduos tecnológicos por ano no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) acredita-se que esse número pode chegar a 120 milhões de toneladas até o ano de 2050.

Outro fato para refletir são as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Por exemplo, servidores que consomem altos níveis de energia respondem por 2% das emissões de GEE no mundo.

Você sabia?

Se cada pessoa apagar pelo menos 50 e-mails, economizaria a mesma quantidade de energia de quando 2,700 bilhões de lâmpadas são desligadas no mundo?

Com tantos fatos alarmantes, já entendemos as razões para diminuir o impacto tecnológico, além de proteger o mundo em que vivemos.

Como reduzir a poluição tecnológica de uma empresa?

 Os especialistas da ManageEngine nos mostraram alguns truques para que sua organização começasse a diminuir os efeitos da tecnologia no meio ambiente. Eles levam em consideração a redução do consumo de energia, geração de políticas de gestão e aquisição de equipamentos, entre outros.

Data centers: reduzindo o consumo de energia 

Um dos pontos mais relevantes para reduzir a poluição digital, apontada pelo especialista Andrés Mendoza, é reduzir o consumo de energia dos data centers. Já que o consumo é alto, pois são responsáveis por armazenar os dados de uma empresa e permanecem em operação 24 horas por dia.

Uma das opções que ele cita é ter sistemas de ar-condicionado que permitam implementar o uso responsável e renovável da água que sai do ar-condicionado para reutilizá-la.

Grandes empresas implementaram como medida, usar a temperatura externa para ajudar a resfriar seus data centers. Nesse aspecto, também são mencionadas ações para implantação de fontes renováveis de energia, como os painéis solares.

Monitorar a aquisição de dispositivos

Outra recomendação apontada pelo especialista Darwin Bejarano é implementar mecanismos nos processos de compras da empresa para avaliar e identificar a eficiência energética dos dispositivos, levando em conta também o ciclo completo do ativo desde sua compra até sua produção de produção.

Agora, também recomenda-se que, quando se trata de serviços em nuvem, o ideal é buscar avaliar as estruturas que o provedor de serviços segue no aspecto ambiental.

Realizar auditorias internas para otimizar recursos 

Um ponto interessante seria estabelecer algumas melhorias ecológicas na organização, como a implementação de um monitoramento do consumo de recursos em toda a empresa, o que permite verificar se práticas não sustentáveis estão acontecendo.

A utilização de equipamentos energeticamente eficientes e a instalação de um software ecológico também poderiam ser promovidas. Nesse sentido, por exemplo, é interessante contar com programas ou softwares especializados que permitam controlar o ligar e desligar do equipamento automaticamente. Estes, até ajudam a executar tarefas agendadas durante o horário de folga, um exemplo seria o Endpoint Central da ManageEngine. Cliquei aqui para uma obter uma avaliação gratuita.

Trabalhar na  vida útil dos dispositivos

Para concluirmos, é também recomendável dar aos dispositivos a maior vida útil possível para reduzir a obsolescência. Isso envolve, por exemplo, a configuração de atualizações de software que não diminuam a velocidade e aumentem o consumo de memória dos dispositivos.

O TI verde propõe uma codificação que pode ser uma boa opção, já que se trata da geração de algoritmos de programação que executam processos mais simples e com menos etapas, para que possam reduzir o consumo de energia durante o uso de softwares.

Agora que as empresas de tecnologia estão inovando para zerar suas emissões, essas ideias podem ajudar a refletir e tomar ações que vão ajudar sua organização gerando sustentabilidade em prol do nosso planeta. Preparados para começar o processo de redução do impacto da poluição digital?

Traduzido por: Flávia Augusto

Artigo original: Es hora de hackear la contaminación tecnológica que produce su compañía | ManageEngine Blog