Os profissionais de FinOps geralmente acham difícil obter visibilidade total dos disparos de custo resultantes do desperdício na nuvem. O ManageEngine CloudSpend é uma ferramenta de gerenciamento de custos na nuvem que ajuda a economizar e reduzir o desperdício de nuvem. Se você é um administrador de sistemas ou um profissional de FinOps e está se perguntando o que o CloudSpend faz que as ferramentas nativas de faturamento em nuvem não fazem, este artigo é para você.
Por que minha conta da nuvem é tão alta?
As vantagens da nuvem que são as infraestruturas de TI escaláveis e custos operacionais reduzidos, podem ser uma faca de dois gumes quando se trata de custos e desperdícios na nuvem. Se você estiver usando a AWS, o Microsoft Azure ou qualquer outro provedor de nuvem, poderá visualizar relatórios de contas nativas, mas eles não fornecem todos os detalhes. Quer saber por que sua conta da nuvem é tão alta? Você precisa de visibilidade total sobre os serviços em nuvem pelos quais está pagando, caso contrário, nunca saberá onde está gastando demais. Muitas vezes, você descobrirá que está pagando por serviços que nunca soube que existiam.
Digamos que você esteja usando o Amazon Cost Explorer e ele permite visualizar e analisar seus custos com base no uso aproximado. Os relatórios dele podem fornecer alguns dados históricos ou insights sobre quanto você provavelmente gastará nos próximos três meses, ele também pode sugerir a compra de mais Instâncias Reservadas de nuvem quando não são usadas de forma eficiente, o que pode não resolver a raiz do problema. Mas, na tentativa de economizar custos, você acaba pagando mais por elas.
Da mesma forma, quando você está em um ambiente de várias nuvens, as ferramentas nativas individuais não têm a capacidade de mostrar os custos de todas as plataformas. Os relatórios em ferramentas nativas não permitem que você acompanhe o uso do nível de recursos ou o detalhamento no nível do usuário para identificar quem ou qual recurso atribuído à superação de custos. A maioria das plataformas de nuvem pública oferece descontos se você estiver pagando antecipadamente, mas os custos altos e as limitações geralmente neutralizam os descontos que você recebe.
Por que você deve escolher uma ferramenta integrada de gerenciamento de custos em nuvem como o CloudSpend?
1. Relatórios de nível granular baseados em tags
As tags ajudam os engenheiros a identificar os custos da nuvem em um nível mais granular. Quanto mais tags você usar, mais fácil se torna para os engenheiros identificarem seu uso com base em tags. Digamos que você queira filtrar dados de custo para contas na região leste dos EUA, você pode usar a tag regionName:us-east-1. Se você quiser filtrar para o leste e o oeste, use a tag regionName:us-east-1 e a tag regionName:us-west-2. Aqui, usamos a condição OR e inserimos as tags. Dessa forma, obtemos dados para os recursos presentes nas regiões leste e oeste dos EUA.
2. Alertas de orçamento automatizados
Receba alertas de orçamento com base nos gastos reais. Você pode configurar orçamentos recorrentes que são executados mensalmente, trimestralmente, anualmente, MTD ou YTD para notificar suas equipes de finanças e engenharia sobre os custos altos. Você também pode associar um orçamento a uma conta da AWS ou do Azure, a um recurso marcado ou a uma unidade de negócios já criada.
3. Automações de TI para dimensionamento correto de recursos
As automações de TI permitem que você execute ações. Depois que os alertas de orçamento são criados, os recursos que são subutilizados em seu ambiente podem ser desligados ou melhor alocados. Essas automações são maneiras eficazes de dimensionar corretamente seus recursos e reduzir a capacidade ociosa de recursos.
4. Unidades de negócios para estornos efetivos
As Unidades de Negócios no CloudSpend são grupos nos quais uma ou mais contas são agrupadas e organizadas dentro de uma hierarquia de gerenciamento. Digamos que você consuma vários serviços do Azure e da AWS em três contas vinculadas diferentes — Test, Dev e Production — para criar um novo aplicativo. Você pode ter um esquema de nomenclatura de tags padrão para todos os recursos envolvidos. Com as Unidades de Negócios, você pode acompanhar os custos envolvidos no desenvolvimento do aplicativo criando uma separada e filtrada com as tags comuns definidas pelo usuário.
5. Análise de tendências
Com a análise de tendências do CloudSpend, observe o padrão de gastos por serviços usados em uma conta. A tendência pode ser visualizada em quatro linhas do tempo: Diária, Mensal, Trimestral ou Anual.
6. Monitoramento de integrações
Integre o CloudSpend ao Site24x7 para receber alarmes em caso de violações de orçamento. Receba alertas em todos os canais de terceiros assistidos pelo Site24x7.
7. Desagregações ao nível dos recursos
O Gerenciador de Recursos do CloudSpend permite agrupar e visualizar seus custos por conta, região, serviço ou tag. Com o Resource Explorer, você pode obter insights acionáveis sobre o consumo de cada recurso da AWS. Suas faturas da AWS são analisadas para a linha do tempo personalizada especificada para a qual a fatura de nuvem é exibida.
8. Aplicativo móvel CloudSpend
O aplicativo móvel ManageEngine CloudSpend ajuda você a gerenciar seus custos de nuvem em qualquer lugar e está disponível para usuários do Android e do MacOS. Você pode baixar o aplicativo móvel CloudSpend aqui.
O CloudSpend é uma ferramenta de gerenciamento de custos em nuvem que elimina o desperdício de nuvem em ambientes de várias nuvens por meio de técnicas eficazes de otimização. Para saber mais sobre o CloudSpend e seus recursos, visite nossa página inicial do CloudSpend.
Traduzido do nosso Site Global
Traduzido por Evellyn da Silva Amorin