Mulher em pé com celular na mão olhando para telas na sua frente com filtro azul.

O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto que opera com base no modelo cliente-servidor usando o SQL como seu modo de comunicação. É o segundo banco de dados mais popular do mundo devido à sua natureza flexível e escalável, alta segurança, facilidade de uso e capacidade de lidar com grandes conjuntos de dados sem problemas.

Devido à sua ampla gama de funcionalidades, o MySQL é empregado como parte do sistema de gerenciamento de banco de dados para várias empresas de alto nível, como Facebook, PayPal e Twitter.

O que é monitoramento do MySQL?

O monitoramento do MySQL rastreia o comportamento de desempenho de seus componentes críticos, como bancos de dados, consultas, encadeamentos, conexões, replicações e sessões para obter visibilidade completa do sistema de gerenciamento de banco de dados.

Como parte integrante de qualquer estratégia de gerenciamento de banco de dados, o monitoramento do MySQL é empregado para alertar instantaneamente os administradores sempre que uma violação de desempenho é detectada e para gerar relatórios para analisar a causa por trás de tais contratempos.

Organizações com uma estrutura de TI complexa tendem a confiar em ferramentas de monitoramento do MySQL, como o ManageEngine Applications Manager, que se concentram em ajudar os usuários a entender como seu sistema de banco de dados está operando de uma perspectiva de desempenho, bem como detalhar componentes individuais para permitir a detecção de anomalias e gerenciamento de falhas.

Embora existam inúmeras soluções de monitoramento disponíveis para escolher, seria um tiro no escuro encontrar aquela que pode fornecer cobertura completa em seu ambiente MySQL. Uma das melhores práticas ao escolher uma ferramenta de monitoramento é contratar os serviços de alguém que possa expor problemas de desempenho e saber onde procurá-los. Neste artigo, veremos algumas das métricas MySQL mais essenciais que precisam ser monitoradas usando uma ferramenta e como o monitoramento pode beneficiá-lo.

Características a serem observadas em uma ferramenta de monitoramento do MySQL 

Monitoramento de desempenho do MySQL:   

Um recurso básico que toda ferramenta de monitoramento deve ter é a capacidade de fornecer o status de integridade de todo o seu sistema MySQL como uma única unidade. Isso ajuda você a entender se os processos do banco de dados estão sendo executados sem problemas e sem impedimentos e garante a entrega tranquila de serviços nos componentes do MySQL.

O Applications Manager apresenta o status de integridade do banco de dados MySQL em um painel de visão geral, que pode ser analisado posteriormente para estatísticas como tempo de inatividade, tempo de atividade, tempo médio de reparo (MTTR) e tempo médio entre falhas (MTBF).

Painel com gráfico de pizza verde do banco de dados MySQL.

A presença de muitas conexões ativas no servidor de banco de dados pode ocasionalmente levar à sobrecarga do servidor. É uma prática recomendada ter uma ferramenta de monitoramento do MySQL que forneça informações sobre o número de conexões ativas e abertas como uma contramedida para problemas de sobrecarga. Além disso, analisar os processos que foram encerrados ou abortados pelo servidor pode ajudar a prever os fatores que podem levar à falha de conexão.

O Applications Manager fornece informações para ajudá-lo a entender o status de conectividade dos processos do cliente no servidor MySQL. Você também pode acessar estatísticas adicionais, como a duração e a taxa de solicitação da conexão MySQL. Usando o Applications Manager, você pode atribuir limites a métricas importantes que acionariam um alarme sempre que uma violação fosse detectada. Assim, você pode detectar e evitar preventivamente problemas como sobrecarga de conexão, falha e conexões lentas.

O Applications Manager também controla outros elementos do cluster, como encadeamentos, bloqueios de tabela e taxas de ocorrência de teclas. O monitor MySQL ajuda a esclarecer o número de threads que podem processar uma solicitação, o número de vezes que um bloqueio de tabela pode ser atribuído ou negado e o número de solicitações que resultaram em uma leitura. A falta de memória de cache de buffer geralmente pode levar à interrupção do desempenho. O Applications Manager fornece as principais estatísticas do buffer, que ajudam a identificar se há memória suficiente alocada para os buffers de índice do MySQL.

Métricas a serem monitoradas: integridade do MySQL, disponibilidade, tempo de conexão, taxa de solicitação, taxa de transferência de bytes, contagem de conexões abertas ou abortadas, contagem de clientes abortados, contagem de uso de threads, contagem de threads de cache, tamanho do cache de threads, contagem de bloqueios bem-sucedidos ou malsucedidos, taxa de ocorrência de teclas , uso do buffer de chave, tamanho do buffer de chave e muito mais.

Monitoramento de banco de dados MySQL 

Ao lidar com vários bancos de dados em um sistema MySQL, é aconselhável acompanhar todos eles em um único painel de monitoramento, facilitando o isolamento dos defeituosos. O Applications Manager possui um painel dedicado que usa um gráfico de pizza para mostrar a distribuição de memória de todos os bancos de dados disponíveis no servidor MySQL. Ele também divide cada um deles para fornecer estatísticas como memória total (MB), tamanho do índice (MB), contagem de tabelas e status de integridade. Ao monitorar rapidamente o status de integridade de cada banco de dados, você pode identificar facilmente aqueles que precisam de atenção e analisá-los para corrigir problemas iminentes.

Gráfico em pizza nas cores azul, vermelho e amarelo com o total de database.

Métricas a serem monitoradas: nome, tamanho total (MB), tamanho do índice (MB), contagem de tabelas e integridade do banco de dados.

Monitoramento de replicação do MySQL   

O MySQL tem a reputação de ser altamente disponível, graças ao seu recurso de recuperação de desastres oferecido por meio da replicação de dados. Ao criar várias réplicas do cluster de banco de dados primário, o MySQL garante a transferência contínua de dados no caso de problemas de interrupção de conectividade. No entanto, mesmo um método de failover infalível está sujeito a contratempos de desempenho. O atraso de replicação é um desses problemas que geralmente ocorre sempre que o processo slave está ficando para trás do processo master, em que os threads slaves são frequentemente considerados os culpados. Devido a inúmeras razões, os I/O slave e SQL salve threads podem ficar lentos, o que pode facilmente resultar em atrasos na replicação.

Para ajudar a identificar e corrigir atrasos de replicação, o Applications Manager apresenta um gráfico que mostra o intervalo de tempo entre os processos mestre e escravo, onde o atraso de replicação pode ser identificado rapidamente. Se for identificado um atraso de tempo, você pode examinar o processo slave, I/O slave e os status do SQL slave para descobrir a causa raiz do problema.

Gráfico com uma linha horizontal verde das replicações de MySQL

Métricas a serem monitoradas: status de replicação, status de I/O slave, status de SQL slave, host mestre, usuário mestre, porta mestre, detalhes do último erro e atraso de tempo entre slave e mestre.

Monitoramento de consultas MySQL   

A consulta ineficiente é um dos fatores que contribuem para atrasos de desempenho em um servidor de banco de dados MySQL. Quando uma consulta demora muito para ser executada, ela pode afetar diretamente a taxa de comunicação entre o datacenter e o aplicativo associado. Como existem inúmeros processos em jogo, às vezes pode ser difícil identificar a questão exata que está derrubando todo o sistema. O Applications Manager facilita o monitoramento de consultas do MySQL, listando as 10 principais, juntamente com suas estatísticas médias, totais e máximas de duração da CPU com base na velocidade de desempenho de cada consulta. Você pode usar essas informações para isolar consultas problemáticas e fazer as otimizações necessárias para melhorar o desempenho.

Painel mostra o desempenho de banco de dados MySQL

Métricas a serem monitoradas: consulta de desempenho lento, tempo da última execução, tempo médio de CPU, tempo total de CPU, tempo máximo de CPU e nome do banco de dados.

Monitoramento de sessão do MySQL   

O rastreamento de sessões do MySQL pode ser útil ao tentar entender seu tipo de operação e nível de desempenho. O Applications Manager possui um painel dedicado que lista todas as sessões de usuário que ocorrem no servidor MySQL com informações sobre a instrução de consulta, consumo de memória e CPU, detalhes do usuário, detalhes do banco de dados e o programa que acionou a sessão. Com o recurso de monitoramento de sessão MySQL da ferramenta, fica mais fácil verificar a memória especificada para uma sessão em relação à quantidade de memória que está sendo consumida. Isso ajuda a eliminar o erro de falta de memória que ocorre quando não há memória suficiente disponível para os clientes armazenarem os resultados.

Painel mostra os detalhes da sessão de MySQL

Métricas a serem monitoradas: Session Process ID (PID), status, detalhes do usuário, nome do banco de dados, nome do programa, uso de memória (KB), tempo de CPU (ms), latência de bloqueio (ms), tipo de comando, consulta de thread, última consulta de tipo e tempo de CPU da última consulta (ms).

Monitoramento variável do MySQL   

Um dos desafios mais comuns ao monitorar seu servidor de banco de dados MySQL é a falta de visibilidade das variáveis definidas pelo usuário. Ao rastrear cuidadosamente o conjunto predefinido de valores configurados no banco de dados MySQL, os administradores de TI podem corrigir facilmente possíveis erros realizando uma análise de causa raiz e fazendo os ajustes necessários no sistema. Por exemplo, o erro Connection Timeout geralmente ocorre quando o cliente fica inativo por um período maior do que os valores declarados nas variáveis wait_timeout ou Interactive_timeout. Da mesma forma, o problema de sobrecarga de conexão geralmente ocorre sempre que o número de conexões ativas excede a contagem max_connection. Se você encontrar o erro Table Full, poderá verificar a contagem da tabela em relação à variável temp_table_size.

Painel sobre as informações de configuração do MySQL

O monitor MySQL do Applications Manager tem uma seção de configurações dedicada que é integrada com o restante dos recursos de monitoramento em uma única plataforma unificada. Isso torna fácil para os administradores de TI executar as variáveis de configuração em relação às métricas do banco de dados para uma compreensão clara de quaisquer erros que ocorram.

Para aqueles com vários sistemas MySQL, o Applications Manager também possui um relatório de histórico onde as variáveis de configuração para cada banco de dados monitorado podem ser visualizadas.

Fazendo a escolha certa para suas necessidades de monitoramento do MySQL   

O objetivo final seria escolher uma ferramenta de monitoramento do MySQL que possa ver em todos os cantos do seu ambiente de banco de dados com a ajuda de seus recursos de rastreamento multidimensionais. Isso não apenas permite a solução de problemas, mas ter um único console que monitora todos os elementos cruciais de seu banco de dados MySQL abre caminho para a realização de uma análise profunda da causa raiz e melhora a saída geral do desempenho. Ter acesso a todos os recursos mencionados acima pode fornecer de forma vital a vantagem necessária para manter uma estratégia de gerenciamento de banco de dados impecável.

O Applications Manager é uma dessas ferramentas que visa reduzir o fardo de gerenciar seu sistema de banco de dados MySQL por meio de sua ampla gama de recursos e vigilância 24 horas por dia. Como um faz-tudo quando se trata de oferecer serviços de monitoramento de banco de dados, o Applications Manager é conhecido por ser uma das soluções mais convenientes, acessíveis e descomplicadas disponíveis no mercado. Além disso, também possui suporte para monitoramento de mais de 150 tecnologias.

Quer a experiência completa de monitoramento do MySQL?   

O Applications Manager oferece uma avaliação gratuita de 30 dias para você explorar todos os recursos associados ao nosso monitor MySQL e descobrir se ele é adequado para o seu negócio! Baixe o teste GRATUITO de 30 dias agora!

Texto traduzido do site global.