Planeta terra ao centro com dispositivos e ativos saindo ao lado.

Os administradores de rede em todo o mundo estão muito preocupados com os tipos de tráfego em suas redes. Eles querem que seus aplicativos de negócios críticos na WAN tenham o melhor desempenho. Aplicativos não críticos, como os de mídia social, diminuem o desempenho dos links WAN. Portanto, os administradores devem ter os controles necessários para priorizar aplicativos de negócios em links de WAN.

Nas últimas duas décadas, administradores estão usando o NetFlow tradicional e outras tecnologias de fluxo similares para identificar o tráfego em suas redes. A análise baseada em fluxo tradicional é usada para identificar o tráfego de aplicativo de Camada 3 com base na porta e no protocolo, com relação aos padrões da Internet Assigned Numbers Authority.

Mas atualmente, muitas das aplicações e serviços são em cloud e a adoção deste modelo está crescendo rapidamente.

O que os administradores de rede pensam?

Os administradores de rede sempre pensam em 100% de uptime e em ter uma rede de alto desempenho. Aplicativos não comerciais, como mídia social e aplicativos de streaming de vídeo, utilizam intermitentemente grande parte da largura de banda disponível na rede corporativa, o que afeta negativamente o desempenho de aplicativos essenciais aos negócios e da rede.

Descartar o tráfego de aplicações não comerciais da Camada 7, portas aleatórias e mídia social ao identificar todos os endereços IP e colocar listas de controle de acesso no firewall seria tedioso e não escalaria para redes corporativas.

Além disso, os endereços IP e os números de porta usados por aplicações baseadas em nuvem e soluções de armazenamento são dinâmicos. As regras colocadas no firewall ficariam desatualizadas em um curto espaço de tempo.

Como você identifica a utilização do tráfego de aplicações da Camada 7?  

Para monitorar a utilização do tráfego de aplicativos da Camada 7, precisamos habilitar o Network Based Application Recognition (NBAR) nas interfaces WAN dos dispositivos de borda. Para visualizar as estatísticas NBAR, precisamos de uma ferramenta de análise NetFlow que possa analisar os registros de fluxo Flexível NetFlow e IPFIX.

O ManageEngine NetFlow Analyzer é um analisador de tráfego que fornece estatísticas de uso de tráfego centradas descobertas nos dispositivos de exportação e não exportação de fluxo da sua organização. Com insights alimentados pela tecnologia NBAR, você pode visualizar os aplicativos da Camada 7 com granularidade de até um minuto e decidir limitar ou alocar mais largura de banda para fins de produtividade.

Gráfico mostrando dados do NetFlow Analyser

O monitoramento de tráfego de aplicativos de camada 7 do NetFlow Analyzer e o monitoramento de serviços em nuvem ajudam você a identificar aplicativos dinâmicos e tomar decisões informadas sobre como priorizar a largura de banda para determinados aplicativos e departamentos com base no uso, ao invés de comprar mais.

Resolva seus problemas de gerenciamento de largura de banda agendando hoje mesmo uma demonstração personalizada com nossos especialistas em produtos!

Artigo traduzido do nosso site global.