Foco nas mãos de uma pessoa mexendo em um tablet.

As organizações modernas em todos os setores estão constantemente sob pressão para inovar e promover sua ascensão. Há pouco mais de uma década, uma organização podia ganhar tempo, ser conservadora ao investir em novas tecnologias e ainda manter uma vantagem competitiva. Avançando para hoje, o cenário de negócios e tecnologia é muito mais dinâmico, com mudanças nas práticas de negócios e novas tecnologias surgindo constantemente.

As organizações correm cada vez mais o risco de ficar para trás se não elevarem o nível rapidamente. A necessidade de implementar novas tecnologias  de forma rápida apresenta novos e críticos desafios de negócios. A evolução do cenário de negócios trouxe mais destaque para o gerenciamento da infraestrutura de TI.

O que é gerenciamento de estrutura de TI? 

O gerenciamento da infraestrutura de TI envolve principalmente a administração e o gerenciamento de seus componentes críticos para utilizar informações, dados e tecnologia com eficiência. Uma infraestrutura de TI é o modelo que molda o ambiente de tecnologia da informação de sua empresa. É composto por todos os componentes que facilitam o gerenciamento e a usabilidade dos dados.

Uma infraestrutura de TI é composta por vários componentes:

Hardware e software

São os computadores, servidores, roteadores, switches e outros dispositivos de rede e software usados pelos funcionários em seus computadores para se comunicar, acessar e armazenar informações e aplicações em toda a empresa que ajudam a resolver problemas de negócios.

Networking 

Networking é a união de hardware e software. Uma rede, com a adição de conectividade com a Internet, traz comunicação intra e inter-rede. Segurança e firewalls formam subcomponentes críticos de uma infraestrutura de rede.

Data center e armazenamento 

O gerenciamento da infraestrutura de armazenamento de dados é fundamental para qualquer organização. Tradicionalmente, os dados eram armazenados em servidores e computadores em diferentes localizações geográficas para serem acessados via LAN ou WAN. As infraestruturas de TI agora também usam armazenamento em nuvem, onde os dados podem ser armazenados em servidores de terceiros em cloud.

Acesso com e sem fio 

Muitas organizações dependem da internet, telecomunicações, cabos, tecnologias móveis como 5G e outros recursos de comunicação.

Ativos virtuais e remotos 

As organizações possuem ativos digitais que compõem uma infraestrutura virtual. Essa infraestrutura fornece recursos semelhantes aos de uma física, mas os recursos virtuais são mais ágeis em como podem ser alocados para diferentes extremidades da rede de acordo com as necessidades da organização.

Qual é o papel do gerenciamento da infraestrutura de TI?   

O gerenciamento da infraestrutura de TI está na interseção da infraestrutura de rede e das metas de negócios de uma organização. O objetivo desse gerenciamento é manter a estrutura e o controle sobre diversas operações técnicas que envolvem diferentes camadas da rede, minimizando o tempo de inatividade e aumentando os recursos de negócios.

Como o gerenciamento da infraestrutura de TI é tão complexo, ele geralmente é dividido em três subcategorias: gerenciamento de rede, gerenciamento de sistemas e gerenciamento de armazenamento.

Uma equipe de gerenciamento em uma organização é encarregada principalmente das seguintes responsabilidades:

  •  Gerenciamento das operações diárias de TI para reduzir os custos de infraestrutura e melhorar o desempenho para garantir a alta satisfação do cliente. Monitoramento das tendências do mercado, estudando o impacto de diferentes tecnologias e desenvolvimento proativamente de planos de longo prazo para ficar à frente da curva e, ao mesmo tempo, manter os custos sob controle.
  •  Certificar-se de que o desempenho ideal do sistema seja mantido e os SLAs sejam cumpridos.
  •  Gerenciamento com eficiência dos ativos de TI para garantir que eles sejam totalmente utilizados e nenhum  seja adquirido em excesso quando os existentes ainda puderem ser usados.
  • Executar iniciativas de melhoria contínua de TI e garantir que a infraestrutura escale com as necessidades do negócio com a ajuda de monitoramento e planejamento de capacidade.
  •  Supervisionar o gerenciamento de riscos de infraestrutura. Monitorar, resolver e gerenciar com eficácia todos os riscos relacionados à infraestrutura.
  • Construir relacionamentos estratégicos e assegurar uma estreita cooperação com os principais provedores de serviços.

Quais são os benefícios do gerenciamento de infraestrutura de TI?   

Constrói bases sólidas para tomadas de decisão consistentes e eficazes 

Com monitoramento e gerenciamento contínuos da rede, os administradores de TI obtêm uma visão completa do seu desempenho. Com todas as informações disponíveis, a equipe de operações de TI pode pensar estrategicamente, inclusive quando planejar a próxima atualização, riscos a serem mitigados prioritariamente e assim por diante.

Acompanhe a tecnologia em constante mudança 

As organizações que se atrasam na adoção de tecnologia correm o risco de ficar para trás, desacelerando consideravelmente o crescimento. O gerenciamento da infraestrutura de TI ajuda uma organização a evoluir implacavelmente, fazer atualizações cruciais e atender aos requisitos de conformidade.

Uma infraestrutura de rede livre de interrupções afeta positivamente a experiência do usuário 

Com as equipes de operações de TI mantendo guias constantes na rede, o tempo de inatividade é reduzido significativamente. Ele também permite que você planeje o tempo de inatividade programado para atualizações ou manutenção de infraestrutura. Em geral, o gerenciamento da infraestrutura de TI permite que você exerça maior controle sobre a disponibilidade de toda a rede e seus serviços.

A segurança é uma necessidade e o gerenciamento da infraestrutura de TI facilita uma abordagem holística para proteger sua infraestrutura e seus dados 

O rápido crescimento dos sistemas de rede oferece oportunidades para a exploração de novas vulnerabilidades. Violações de segurança podem paralisar a rede e derrubar os negócios. As organizações passam anos se recuperando de um vazamento de dados ou uma violação de segurança por causa dos enormes danos financeiros e de reputação incorridos. Com um processo de gerenciamento de infraestrutura de TI eficiente, você pode mitigar desastres detectando violações de forma proativa e resolvendo-as. Medidas de segurança constantes também são implementadas para reduzir qualquer fragilidade na infraestrutura de TI.

Minimizar custos 

O gerenciamento da infraestrutura de TI garante menos incidentes imprevistos e, como resultado, reduz consideravelmente os custos inesperados. Ser proativo em vez de reativo pode economizar milhões para uma organização, otimizando a infraestrutura para qualquer possível incidente de rede com antecedência.

Com o OpManager Plus você pode gerenciar toda a sua infraestrutura de TI com uma única ferramenta e acabar com todos os seus problemas 

  • Integridade avançada da infraestrutura de TI, disponibilidade e pool de recursos de desempenho com suporte para mais de 8.000 dispositivos e mais de 200 métricas de desempenho

  • A análise detalhada de tráfego e largura de banda garante que seus aplicativos críticos de negócios nunca tenham problemas de largura de banda. Gerenciamento avançado de análise de segurança para dispositivos com e sem fio, que por sua vez permite criar uma política de tráfego de rede específica para as necessidades da sua organização.

  •  O gerenciamento de configuração de rede é simplificado com recursos que incluem acesso baseado em regras, backups de configuração, rastreamento de atividade com base no usuário e restauração de dispositivos para suas condições de trabalho anteriores em caso de interrupção da rede.
  • Análise de log sem agente e baseada em regras que fornece informações sobre o comportamento da largura de banda e do tráfego. A análise aprofundada dos logs de segurança fornece uma melhor compreensão das ameaças e tentativas de violação, permitindo que você planeje uma estratégia de firewall eficaz.
  • Visualize sua infraestrutura IP a partir de um console central com seu endereço e monitoramento de portas de switch.

  • Reduza a intervenção manual e aumente a eficiência do gerenciamento de falhas usando fluxos de trabalho.

  • Amplie os recursos de sua ferramenta de gerenciamento de infraestrutura de TI usando integrações contínuas de terceiros.

Saiba mais sobre o OpManager Plus.

Artigo traduzido do nosso site global.