Símbolo de rede wi-fi na cor verde neon como se fosse uma luz.

O Wi-Fi desembaraçou a humanidade, literalmente. Aqueles cabos Ethernet com suas portas confusas estão no passado. Agora, tudo o que precisamos é de uma conexão com um roteador Wi-Fi e pronto! Internet.

 

As redes Wi-Fi simplificam sua infraestrutura de TI. As redes WLAN fazem com que um escritório pareça menos com uma cena de Matrix e mais com um espaço de trabalho criativo, mas também pode trazer uma série de dificuldades.

 

Ao contrário do resistente cabo Ethernet, as conexões Wi-Fi variam. As barras de sinal podem cair inexplicavelmente, causando problemas de conectividade, baixa velocidade e outros cenários desagradáveis, e esses problemas podem afetar negativamente a satisfação do usuário de uma empresa e a produtividade geral.

 

Parâmetros para verificar se você está enfrentando problemas de conectividade:   

Congestionamento de rede

Muitos dispositivos podem depender de sua rede WLAN, levando a dificuldades na transmissão de dados e conectividade lenta à Internet. As larguras de banda Wi-Fi têm certas capacidades de rede. Por exemplo, a largura de banda de 5 GHz oferece melhores capacidades, velocidades mais altas e menos congestionamento, mas tem um alcance menor em comparação com 2,4 GHz, enquanto roteadores dual e tri-band podem fornecer acesso multibanda.

 

Interferência 

Os sinais que estão dentro ou adjacentes a um canal interferem uns com os outros, levando a um tempo de resposta lento, perda de pacotes e conexões ruins em geral. É como uma via expressa de seis pistas, mas com todos os caminhões, minivans e motocicletas dirigindo em uma única pista – um pesadelo de tráfego! A interferência é um problema comum à maioria dos roteadores Wi-Fi, geralmente causada por outros roteadores operando no mesmo canal ou dispositivos eletromagnéticos próximos, como micro-ondas e alto-falantes bluetooth.

 

Baixa força do sinal

A força do sinal Wi-Fi é representada visualmente como barras de sinal na maioria dos dispositivos. Na rede, a intensidade do sinal é medida em dBm, sendo -50 dBm considerado excelente, enquanto qualquer coisa menor que -70 dBm é ruim. A força do sinal em torno de -90 dBm é considerada inexistente, ou as temidas “barras zero”.  

A intensidade do sinal pode cair devido a uma variedade de fatores: pode não haver alcance suficiente, a arquitetura do edifício pode levar à atenuação do sinal ou os materiais de construção (especialmente metal e concreto armado) podem amortecer os sinais.

Como obter o melhor da sua rede wi-fi

Há muitas maneiras de evitar esses problemas e manter sua rede Wi-Fi funcionando com tranquilidade:

  • A interferência e o congestionamento de dados podem ser evitados selecionando canais menos lotados. A maioria dos roteadores é configurada para usar o canal seis por padrão, mas mudar para o canal um ou 11 pode oferecer melhor conectividade.

 

  • Os roteadores devem ser colocados em um local central perto do teto e sem quaisquer obstruções mecânicas próximas que possam amortecer o sinal. Outra forma de garantir uma boa intensidade de sinal é usar uma rede mesh, com pontos de acesso colocados estrategicamente em locais onde a intensidade do sinal é fraca. Os repetidores sem fio são soluções viáveis, mas suas conexões podem ser mais erráticas em comparação com o Wi-Fi mesh.

 

  • Mudar para uma banda de 5 GHz pode evitar a interferência de dispositivos de 2,4 GHz, como micro-ondas e alto-falantes bluetooth, mas há restrições de alcance.

Para infraestruturas de TI de grande escala, onde mesmo uma pequena interrupção pode ter grandes repercussões, essas dicas são apenas meias medidas. Somente uma ferramenta abrangente de monitoramento de rede realmente cobrirá todas as bases.

Resolvendo problemas de monitoramento de Wi-Fi com o OpManager, da ManageEngine

O analisador de rede Wi-Fi do OpManager é um poderoso recurso de monitoramento de rede. Ele permite que os administradores possuam soluções abrangentes de monitoramento de rede para sua infraestrutura de TI.

O OpManager monitora sua rede WLAN e mostra os sinais de alerta de cada problema emergente. Isso ajuda você a tomar medidas preventivas e manter o tempo de atividade e a disponibilidade constantes.

 OpManager: o analisador Wi-Fi abrangente   

Descoberta rápida

Com o OpManager, você pode descobrir seus dispositivos WLAN em massa e adicioná-los em questão de minutos. Isso é particularmente importante para grandes infraestruturas de TI onde haveria centenas ou milhares de dispositivos.

 

A descoberta de dispositivos pode ser agendada, classificada e automatizada, e critérios podem ser aplicados para descobrir dispositivos selecionados com base nos requisitos e preferências do usuário. O OpManager associa determinados monitores a dispositivos descobertos com base em modelos configuráveis.

 

Com o mecanismo de regras de descoberta, você também pode configurar regras personalizadas para descobrir dispositivos automaticamente e associar monitores a eles.

Recursos avançados de monitoramento de rede 

  • Monitoramento de disponibilidade para roteadores e switches: o OpManager pode medir a disponibilidade de seus roteadores e switches usando uma variedade de métricas, como perda de pacotes, tempo de resposta e ping básico. Você pode configurar o OpManager para gerar alarmes sempre que qualquer uma dessas métricas estiver abaixo de um limite definido pelo usuário. O OpManager possui uma ferramenta intuitiva de monitoramento de switches que permite monitorar o status e a disponibilidade de seus switches. O mapeamento de porta do switch ajuda a visualizar o status do switch, mostrando quais portas estão inativas, quais ainda estão transmitindo, junto com informações importantes, como tipo de switch, nome do switch, número da porta etc. reduzindo alarmes desnecessários.

  • Métricas de desempenho: o OpManager monitora métricas de desempenho, como utilização de CPU, utilização de memória e tempo de atividade do sistema. Outras informações importantes, como número de SSIDs, pontos de acesso e pontos de acesso não autorizados também são monitorados.

  • Monitoramento de sinal: parâmetros de sinal importantes, como relação sinal-ruído (SNR), podem ser monitorados. Isso fornece uma imagem clara da qualidade da conexão entre um dispositivo de um cliente e um ponto de acesso. Ao configurar limites para eles, você pode ser alertado sobre um aumento no SNR.

  • Tráfego de rede e monitoramento de largura de banda: você pode usar o OpManager para monitorar o número de usuários conectados à sua rede, incluindo quantos estão na largura de banda de 2,4 GHz e quantos estão na largura de banda de 5 GHz. Métricas de tráfego de rede, como quantos bytes de dados foram transmitidos, taxa de transmissão e dados recebidos pelo cliente, também podem ser monitorados.

Relatórios personalizados

O OpManager permite que você personalize seus relatórios com base em vários parâmetros, como tipo de dispositivo, disponibilidade e resposta, integridade e desempenho e outros modelos de relatório predefinidos.

Você também pode configurar o OpManager para gerar relatórios durante o horário comercial com regras de horário comercial. Os relatórios de previsão analisarão as tendências atuais de utilização de recursos para prever o esgotamento de recursos. Assim, você pode planejar com antecedência.

 

O OpManager oferece mais do que apenas monitoramento de WLAN. Ele pode ser usado para todas as situações de monitoramento de rede para servidores, máquinas virtuais, roteadores e impressoras. A ferramenta também rastreia métricas cruciais, fornece relatórios precisos e gera alarmes para você. Além disso, novos recursos são adicionados regularmente para atender aos requisitos e expectativas de negócios que mudam rapidamente, como limites adaptativos, que usam aprendizado de máquina para definir limites sem qualquer entrada do usuário.

 

Embora a paciência seja sem dúvida uma virtude, quando se trata de redes Wi-Fi, você não precisa necessariamente dela. Baixe o OpManager para uma melhor experiência.

 

Texto traduzido do site global, original por Visakh.ps@zohocorp.com