De acordo com o Gartner, o mercado ITOM é dividido em “três categorias de mini-suítes – automação de entrega, gerenciamento de experiência e análise de desempenho”. Com o crescimento dos negócios cada vez mais dependente do sucesso das operações de TI, o gerenciamento eficaz contribui para garantir o desempenho ideal, a entrega ininterrupta de serviços e uma experiência excepcional do usuário.

Uma estratégia eficaz de gerenciamento de operações de TI (ITOM) envolve não apenas monitorar o desempenho da rede para minimizar o impacto do tempo de inatividade, mas também simplificar o gerenciamento de recursos de TI para auxiliar no planejamento de capacidade e evitar compras indiscriminadas.

No entanto, existem alguns fatores que você precisa ter em mente antes de desenvolver sua estratégia de ITOM. Confira algumas dicas essenciais na hora de escolher uma ferramenta que pode te ajudar nessa tarefa.

Fatores a considerar para garantir um ITOM sem complicações

1. Desempenho otimizado das operações de TI

Para assumir o controle do desempenho das operações de TI, você precisa estar ciente do que está acontecendo em sua rede agora e do que acontecerá a seguir ou eventualmente. Para resolver essas questões, você precisa ter um sistema que permita identificar, resolver e prevenir falhas de rede.

Monitoramento

Descobrir e monitorar dispositivos de rede físicos e virtuais é necessário para ficar de olho na integridade e no desempenho de suas operações de TI. Ao monitorar ativamente esses dispositivos, você será constantemente atualizado sobre seu status de disponibilidade, o que o ajuda a identificar facilmente falhas de rede ou problemas de desempenho.

Gerenciamento de falhas

Com monitoramento baseado em limite, uma ferramenta ITOM mantém as interrupções de desempenho sob controle, alertando prontamente sobre violações de limite que indicam falhas. Expandindo ainda mais seus recursos de gerenciamento de falhas, o sistema perfeito deve ter diferentes canais de alerta, como SMS, e-mail, alarmes da Web e registros de tickets. Dessa forma, os administradores de rede nunca perdem alertas e podem agir rapidamente em problemas de desempenho, mesmo ao menor sinal, evitando o tempo de inatividade.

Visibilidade  

Você pode examinar a rede para agir rapidamente em caso de interrupções, mas um administrador de rede inteligente vai além para evitar problemas de rede em primeiro lugar. Isso exige que você tenha uma visão geral das operações de TI visualizando a arquitetura de rede. Essa visualização de rede de ponta a ponta ajuda a prever anomalias de rede e a tomar ações preventivas com antecedência.

2. Operações de TI unificadas

Com o gerenciamento das operações de TI, surge a necessidade de gerenciar seus diferentes componentes, como logs de eventos, firewalls, configurações, largura de banda, aplicativos, endereços IP, portas de switch e armazenamento.

Sem dúvida, existem amplas ferramentas no mercado para gerenciar e implementar cada componente dos processos ITOM. Mas alternar entre diferentes ferramentas para verificar o status da rede, manter a conformidade com os modelos de licença e políticas de cada ferramenta e configurar e gerenciar alertas de várias ferramentas requer muito esforço manual, e encontrar um equilíbrio entre elas exige ainda mais.

Os administradores de rede podem perder atualizações importantes ou alarmes críticos devido à falta de correlação entre as ferramentas e à falta de visibilidade de todo o processo ITOM. É por isso que a solução ITOM perfeita deve unificar todas essas operações de TI e fornecer uma visão centralizada da infraestrutura de TI. Isso também elimina a necessidade de comprar várias ferramentas, economizando tempo e dinheiro.

3. Suporte para integrações ITOM com um único clique

Se você deseja construir uma estratégia de ITOM forte e eficaz, a integração é a chave. Com a TI se tornando mais intensa e complexa, uma solução unificada por si só não facilitará a vida de um administrador de rede. Você precisa integrar ferramentas de comunicação, gerenciamento de alarmes e ITSM com a solução ITOM centralizada para garantir uma detecção e solução de problemas de falhas de rede mais rápidas.

Em outras palavras, essas integrações podem ajudá-lo a gerenciar comunicações internas e externas, combinar dados de soluções individuais de monitoramento de processos para criar uma visão única do desempenho geral das operações de TI e converter alertas de vários componentes ITOM em itens acionáveis para auxiliar na solução de problemas L1. Assim, essas integrações de clique único são cruciais para reduzir o MTTR e evitar perdas de negócios.

4. Sempre esteja preparado

AI e ML já estão surgindo. Sua experiência de prestação de serviços perderá muito se você não considerar adicioná-los à sua estratégia ITOM. De assistentes virtuais a recomendações inteligentes e análise preditiva de dados, os algoritmos baseados em IA e ML têm muito a contribuir para a execução tranquila das operações de TI.

Imagine a equipe de campo correndo para resolver um problema de rede e descobrir que isso pode ser feito remotamente. Nos casos em que reiniciar um serviço ou servidor serviria ao propósito, esses algoritmos baseados em IA e ML ajudam os administradores de rede a automatizar tarefas ITOM de trabalho intensivo e atividades repetitivas de gerenciamento de falhas L1 e L2. Algumas ferramentas até automatizam as configurações de limite analisando os padrões de crescimento de dados. Isso permite que os administradores de rede priorizem e se concentrem nas operações críticas de TI enquanto automatizam o resto.

OpManager Plus: Uma solução completa de ITOM para todas as empresas!  

O ManageEngine OpManager Plus permite o ITOM centralizado monitorando proativamente os componentes da rede, como servidores, roteadores, armazenamento, firewalls, banda, portas de switch, aplicativos, interfaces e configurações de dispositivos – tudo a partir de um único console. Com os perfis de notificação do OpManager Plus, você pode executar atividades de gerenciamento de falhas de forma eficaz, pois os alertas em todos os processos ITOM são unificados. Além disso, você pode visualizar o panorama geral das operações de TI com os diagramas de exibição de rack, exibição 3D e exibição de piso.

Sempre pronto para o futuro, o OpManager Plus automatiza atividades básicas de gerenciamento de falhas com fluxos de trabalho. Com a ajuda de algoritmos baseados em IA e ML, os limiares adaptativos do OpManager Plus automatizam as configurações de limiar para CPU, memória e armazenamento. Torne o ITOM fácil com integrações perfeitas com outras aplicações da ManageEngine e diversas ferramentas, como ServiceDesk Plus, AlarmsOne, ServiceNow, APIs REST e Slack.

Quer saber mais? Clique aqui para saber mais sobre como o OpManager Plus pode efetivamente otimizar seus processos ITOM. Ou baixe nosso teste gratuito de 30 dias para obter experiência prática.