Você já se perguntou como poderíamos ser produtivos se pudéssemos medir e monitorar nossos cérebros e ser alertados toda vez que os usamos demais? Embora não haja uma maneira prática de medir o desempenho do cérebro humano sem equipamentos médicos caros, você pode rastrear métricas como essas para o cérebro do seu computador – sua unidade central de processamento (CPU).

O desempenho de um dispositivo depende da condição de sua CPU; um dispositivo não pode funcionar corretamente sem uma CPU. Rastrear as métricas de integridade da CPU é essencial, especialmente a temperatura da CPU, porque seu sistema pode ficar lento ou falhar se a CPU ficar muito quente.

Neste blog, responderemos às perguntas importantes para ajudá-lo a entender melhor a temperatura da CPU e as maneiras de monitorá-la para obter o desempenho ideal. Vamos começar.

O que faz a temperatura da CPU aumentar? 

Milhões de atividades são realizadas pela CPU do seu computador por segundo. A lógica básica é que quando a carga aumenta, a temperatura aumenta, o que aumenta a temperatura do processador.

Muitas empresas tendem a trabalhar o tempo todo com toneladas de informações carregadas na CPU. Hospedar grandes quantidades de informações pode aquecer excessivamente a CPU e causar turbulência no sistema, travamentos, atrasos ou até mesmo danos permanentes.

 O que fazer para monitorar a temperatura da CPU? 

Em um ambiente de TI altamente complexo, os recursos de hardware são vitais. O monitoramento desses recursos ajuda a garantir a disponibilidade contínua, manter o desempenho máximo e reduzir os riscos de negócios. Um sistema estável apresenta menos travamentos, economizando tempo e dinheiro.

O monitoramento da CPU é essencial para manter a estabilidade de todo o sistema. Portanto, usar uma ferramenta de monitoramento de temperatura da CPU para ficar de olho em picos de temperatura da CPU é a maneira mais fácil de verificar a temperatura da CPU.

Por que preciso de um monitor de temperatura da CPU? 

  • Monitore as temperaturas da CPU compilando informações de vários sensores.

  • Acompanhe as temperaturas da CPU e saiba sobre os aumentos de temperatura para que você possa investigar e solucionar a causa raiz.

  • As informações sobre a temperatura da CPU ajudam os administradores de sistema a determinar rapidamente se a carga da CPU está muito alta. Além disso, eles serão capazes de detectar qualquer fluxo de dados excepcionalmente alto.

  • A temperatura da CPU é uma métrica importante usada na correlação de eventos para ajudar a determinar se algum ataque de malware está em andamento.

O que devo procurar em um monitor de temperatura da CPU? 

Um monitor de temperatura da CPU deve oferecer os seguintes recursos:

  • Monitoramento remoto das temperaturas da CPU.

  • Estimativas de cargas futuras com base em dados históricos.

  • Alertas para notificar sobre flutuações de temperatura.

  • Um painel amigável.

  • Relatórios pré-construídos e personalizáveis.

Como faço para encontrar um monitor de temperatura da CPU eficaz? 

Com uma gama diversificada de ferramentas de monitoramento de temperatura da CPU disponíveis no mercado, pode ser difícil encontrar uma que faça as coisas sem problemas.

O ManageEngine OpManager é uma ferramenta robusta de monitoramento de temperatura da CPU que oferece todos os recursos acima. É um balcão único para todas as suas necessidades de monitoramento de CPU, oferecendo suporte para vários protocolos, incluindo SNMP, WMI e CLI. O OpManager não apenas monitora as temperaturas da CPU de todos os seus equipamentos de rede, incluindo servidores, PCs, roteadores e switches, mas também monitora as cargas da CPU. Com o OpManager e seus sensores predefinidos, é simples começar a monitorar a CPU. Acesse agora e saiba mais sobre os recursos de monitoramento de temperatura da CPU do OpManager.