A latência é a principal diferencial quando se trata de desempenho de aplicações na Internet. A latência reduzida acelera a entrega de aplicações. A resolução de DNS é a primeira etapa para a entrega da aplicação e envolve uma série de etapas.
Antes do Anycast DNS, os servidores DNS responsáveis por resolver as solicitações de DNS dos usuários ficavam distantes de muitos usuários, contribuindo para a alta latência e a entrega lenta de aplicações. Posteriormente, o Anycast DNS corrigiu essa alta latência para resolução de DNS hospedando servidores DNS idênticos em todos os continentes e em todos os países com o mesmo conjunto de registros DNS.
O que torna o GeoDNS diferente do Anycast DNS?
Enquanto o Anycast DNS reduz o tempo necessário para a resolução do DNS, o GeoDNS vai um passo além e direciona o tráfego do usuário para o servidor de aplicações mais próximo. O GeoDNS usa o endereço IP do usuário de quem a solicitação de DNS é recebida, identifica a localização do IP e oferece uma resposta única de acordo com o país ou região do usuário.
Digamos que uma aplicação esteja hospedada em Nova York, Cingapura e Londres. Os usuários que acessam a aplicação do Brasil são direcionados para Nova York, os usuários da Ásia são direcionados para Cingapura e os usuários da Europa são direcionados para Londres.
O GeoDNS distribui tráfego em todo o mundo com base na localização do IP do usuário e, portanto, serve como um balanceador de carga geográfico. Também evita interrupções globais de uma aplicação porque a falha da aplicação de uma região específica não afetará os usuários em outras regiões.
GeoDNS com ManageEngine CloudDNS
O ManageEngine CloudDNS tem servidores de nomes autorizados disponíveis em todos os pontos de vista em todo o mundo, rodando na rede Anycast. Ele suporta GeoDNS com diferentes opções de segmentação, como continente, país, região, endereço IP e número de sistema autônomo (ASN).
GeoDNS: A segmentação por geolocalização permite personalizar a resposta do DNS de acordo com o continente, país e região do usuário. ManageEngine CloudDNS procura informações de sub-rede do cliente EDNS da consulta DNS e as usa para roteamento de geolocalização, o que fornece maior precisão.
Filtragem IP: habilite o roteamento baseado em sub-rede IP para obter melhor latência e segurança.
Filtragem ASN: controle o roteamento para grupos de rede específicos com roteamento mais próximo baseado em ASN.
Inscreva-se para uma avaliação gratuita de 30 dias do ManageEngine CloudDNS e experimente o GeoDNS. Nossa edição gratuita com os complementos GeoDNS e Filter ajuda você a criar seu próprio balanceamento de carga baseado em geolocalização e rede de entrega de conteúdo.