A disponibilidade de espaço em disco nos servidores é crucial. As aplicações executadas nesses servidores salvam arquivos de log e gravam dados em um banco de dados que também está instalado no servidor; se não houver espaço suficiente em disco, ela pode não funcionar corretamente e travar. O monitoramento do espaço em disco é fundamental para que os administradores de TI mantenham o desempenho do servidor e a disponibilidade da rede, evitando uma falta repentina e inesperada de espaço em disco do servidor.

Desafios do monitoramento do espaço em disco

Os administradores de TI enfrentam esses desafios ao monitorar o espaço em disco de seus dispositivos de rede:

  • Interrupções e falhas de aplicativos devido à falta de espaço em disco, resultando em tempo de inatividade inesperado e incomumente longo

  • Falta de notificação adequada e alerta quando o sistema está com pouco espaço em disco

  • Alocação inadequada de espaço em disco sem considerar SLAs e desempenho de rede

  • Falta de visibilidade profunda de métricas como espaço livre em disco, espaço em disco usado, utilização, detalhes da partição do dispositivo, contagem de discos com falha, contagem de discos ativos, comprimento da fila, velocidade de gravação, taxa de transferência e leituras.

Para resolver esses e muitos outros problemas, o ManageEngine OpManager oferece excelentes recursos de monitoramento de espaço em disco para monitorar seus servidores de rede Windows e Linux, tanto físicos quanto virtuais.

Monitor de espaço em disco: OpManager

Para uma rápida visão geral do status do espaço em disco em seus dispositivos de armazenamento, o OpManager inclui várias métricas de monitoramento e widgets de painel para monitorar todas as métricas importantes. O OpManager examina a taxa de uso atual do dispositivo e as tendências de crescimento para estimar quanto tempo até que o armazenamento se esgote. Latência de leitura de disco, latência de gravação de disco, uso de espaço, uso de E/S e muitos outros monitores de desempenho estão incluídos no OpManager.

 

O OpManager fornece modelos de dispositivos para garantir que um disco seja reconhecido imediatamente e que os monitores de desempenho de monitoramento de disco sejam associados aos dispositivos. Uma vez associados aos dispositivos ou a um conjunto em massa, os monitores de desempenho do disco podem ser visualizados na guia Inventário. Além disso, o OpManager tem mais de 230 widgets de painel para monitorar métricas específicas, incluindo Top VMs por Disk i/o Usage e Disk Reads, para apresentar uma visão geral rápida do status do espaço em disco.

O OpManager fornece monitores e métricas de desempenho de disco, como partição de disco, detalhes de contagem de processos, leituras, E/S de disco, utilização de disco e rede para cada host e VM, detalhes de partição do dispositivo, contagem com falha, contagem de disco ativo, fila de disco juntamente com métricas para NetApp, Oracle, Microsoft HyperV e muitas outras tecnologias.

Monitoramento e previsão da utilização do espaço em disco

A previsão de espaço em disco por uso é uma função útil para estimar quando o armazenamento se esgotará. O OpManager, um monitor de uso de espaço em disco, examina a taxa de uso atual do dispositivo e as tendências de crescimento para estimar quando o armazenamento se esgotará. O algoritmo tem a vantagem de fornecer três previsões: quando o armazenamento atingirá 80%, 90% e 100% de sua capacidade.

Automação de fluxo de trabalho para monitorar o espaço em disco de forma eficaz

A limpeza de log é uma operação trabalhosa e demorada que deve ser feita regularmente. Como essa tarefa requer pouca intervenção e pensamento humano, os administradores de TI frequentemente escrevem scripts ou removem logs manualmente. No entanto, há uma maneira melhor de fazer isso.

Usando a ferramenta Workflow do OpManager, você pode simplesmente automatizar processos repetitivos, mas críticos, como verificar se há espaço livre em disco e limpar logs para liberar espaço. Use a opção Verificar espaço livre na unidade na guia Fluxo de trabalho para verificar automaticamente o espaço livre na unidade. Como a limpeza nem sempre é possível, o OpManager oferece operações de fluxo de trabalho como compactar arquivo, compactar pasta, obter tamanho de arquivo, listar arquivos, verificar se existe pasta e mover pasta. Os fluxos de trabalho podem ser agendados para execução regular ou ativados manualmente por um administrador de TI.

O OpManager não é apenas um monitor de espaço em disco, mas também uma excelente solução geral de monitoramento de rede para redes de todos os tamanhos para qualquer organização e confiável para mais de um milhão de administradores de TI em todo o mundo. Agende hoje mesmo uma demonstração personalizada ou baixe o teste gratuito de 30 dias para experimentar o OpManager você mesmo.