O Microsoft Internet Information Services (IIS) é um servidor popular para hospedar aplicações web e é amplamente utilizado em muitos setores, como saúde, bancos, comércio eletrônico, logística, etc. O servidor web IIS é a espinha dorsal de muitas infraestruturas de TI. Mas se ele encontrar problemas, isso pode fazer com que sites e aplicações tenham tempos de resposta mais altos e tempos limite que resultem em usuários finais que saiam do site ou reclamam do desempenho.
Uma vez que os servidores web desempenham um papel crucial na infraestrutura de TI das organizações, é fundamental monitorar os servidores IIS, seus aplicativos e outros servidores para garantir o desempenho ideal. Isso também ajudará na manutenção de aplicações de missão crítica, como Microsoft Dynamics, SharePoint e Outlook.
Monitoramento de aplicação IIS
Em um servidor da web IIS, os processos de trabalho tratam das solicitações da web e fornecem respostas. Um único servidor executa vários processos simultaneamente. Cada processo de trabalho pertence a um pool de aplicações e os recursos do pool não são compartilhados por processos de trabalho afiliados a pools diferentes. Mesmo que o servidor IIS e as aplicações sejam duas entidades separadas, algumas métricas são afiliadas a ambos. As métricas relacionadas aos processos de trabalho, como pools de aplicações e tempos de resposta, são essenciais para manter a integridade do servidor.
Principais indicadores de desempenho (KPIs) para monitorar em aplicações IIS:
-
Website inicia
-
-
Disponibilidade
-
Tempos de resposta
-
Estatísticas de conexão
-
Estatísticas de transferência de bytes
-
-
Estatísticas do pool de aplicações
-
Métricas de desempenho de aplicações
-
-
Transações de banco de dados
-
Tempos de resposta
-
Erros e exceções
-
Monitoramento de servidor IIS
Para evitar o tempo de inatividade do servidor IIS, controlar as métricas do servidor, como estatísticas do pool de aplicações, consumo de recursos e tempos de resposta, é vital. A importância do servidor IIS e do monitoramento de aplicações IIS são quase sinônimos, conforme discutido anteriormente.
Práticas recomendadas no monitoramento do IIS
Confirme se suas aplicações estão disponíveis.
Usando um monitor HTTP simples, você pode verificar se suas aplicações estão em execução e também ficar de olho no tempo que leva para responder. As causas usuais por trás das respostas de atraso incluem alto consumo de memória, recursos de sistema inadequados, reciclagem de pool de aplicativos causando uma recompilação, problemas com a aplicação da web e problemas com um serviço de terceiros. Qualquer monitor básico poderá fornecer a você a disponibilidade e o status de integridade, embora apenas ferramentas avançadas de monitoramento IIS possam ajudá-lo a identificar a causa raiz. Monitorar o IIS por meio de um verificador de HTTP também é uma boa maneira de garantir a adesão ao seu contrato de nível de serviço (SLA).
Garanta a disponibilidade de pools de aplicações
Se o pool de aplicações do IIS travar devido a erros fatais, configurações incorretas ou outros problemas, ela para de funcionar. É sempre uma boa prática monitorar o recurso – CPU e memória -, junto com seu status de integridade e disponibilidade, para mantê-lo dentro dos limites admissíveis e evitar faltas desnecessárias. Ao identificar pools que consomem uma grande quantidade de CPU e memória, você pode otimizar o desempenho alocando recursos suplementares se o pool estiver em execução e excluindo os que não estão em execução.
Monitore o desempenho das aplicações em execução no servidor .NET
O tempo de resposta é o fator mais importante para decidir o sucesso de uma aplicação web. Se elas demoram mais para carregar, isso afeta seus negócios negativamente, pois os clientes podem ficar insatisfeitos. Existem inúmeras variáveis que decidem o tempo de carregamento.
O Application Performance Monitoring (APM) é uma técnica de monitoramento avançada que se aprofunda no desempenho, fornecendo visibilidade em nível de código de suas aplicações. Executar o perfil de consulta SQL ajuda a identificar consultas que aumentam a latência. Qualquer software com recursos de APM ajudará você a identificar e otimizar elementos e transações que consomem muito tempo.
A ferramenta de monitoramento IIS do ManageEngine Applications Manager executa todas as operações acima para garantir o monitoramento holístico do .NET e IIS. Além do APM, você também pode experimentar a jornada do usuário por meio de suas aplicações da web com monitoramento de transação sintética.
Contadores de desempenho para IIS e .NET
Os contadores de desempenho ajudam você a analisar e são os principais indicadores dos dados de desempenho que as aplicações, serviços e drivers fornecem. Como o sistema operacional padrão para IIS é o Microsoft Windows, todas as métricas estão disponíveis por meio dos contadores de desempenho do Windows. O monitor IIS do Applications Manager da ManageEngine pode ser configurado para coletar essas métricas e os limites do intervalo permitido podem ser associados a eles para receber notificações sobre violações e executar ações corretivas automaticamente.
Os contadores de desempenho vitais para o monitoramento do IIS são:
Sistema: CPU e memória
Serviço Web: Transferência de bytes e estatísticas de conexão
.NET applications: Erros e exceções
Um simples serviço de verificação de HTTP e a Instrumentação de Gerenciamento do Windows devem ser suficientes para verificar a integridade e a disponibilidade de seus aplicativos da web. Mas com uma ferramenta de APM perceptiva como o Applications Manager, você pode conseguir mais otimizando o desempenho e evitando tempo de inatividade desnecessário. Ele também vem com relatórios analíticos avançados que permitem realizar análises históricas e antecipar tendências de uso futuro, o que é mais uma razão para implementar sua solução APM.
Se você é novo no Applications Manager, aprenda mais e explore por conta própria com uma avaliação gratuita de 30 dias que permite iniciar o monitoramento em menos de 10 minutos. Ou faça uma visita guiada agendando uma demonstração personalizada.
Nota : Esse conteúdo foi traduzido do nosso site em inglês e está replicado nos sites dos nossos parceiros também.