Os administradores de rede são responsáveis pela operação diária das redes de computadores em organizações de qualquer tamanho e escala. Sua principal tarefa é gerenciar, monitorar e manter vigilância sobre a infraestrutura de rede para prevenir e minimizar o tempo de inatividade. Gerenciar uma rede inclui monitorar todos os componentes dela, incluindo dispositivos Windows.

Em qualquer rede Windows, os desktops, servidores, servidores virtuais e máquinas virtuais (VMs), como o Hyper-V, são executados no sistema operacional. É fundamental ter um software de montior de redes windows ou uma ferramenta para monitorar os servidores e outras métricas, processos, contadores de desempenho, logs de eventos e serviços críticos do sistema.

No mercado, existem muitas ferramentas para gerenciar VMs que atendem às necessidades de monitoramento de dispositivos Windows selecionados, como roteadores, servidores, desktops, etc. O desafio está em selecionar uma ferramenta que seja capaz de monitorar todos os dispositivos em sua rede . Ter uma única ferramenta elimina problemas e erros humanos que podem surgir da implantação de vários recursos, como aqueles relacionados à troca de ferramentas, sobrecarga de custo total, problemas de licenciamento e muito mais.

Com o ManageEngine OpManager, você pode alcançar todos os itens acima e muito mais. Vamos dar uma olhada em como nossa solução monitora facilmente seus dispositivos Windows.

Monitoramento de processos do Windows

Os processos do Windows são instâncias de um programa executável ou de qualquer aplicação que pode executar vários processos em segundo plano. O OpManager ajuda a analisar a carga de processos em execução no segundo plano e encerrá-los se necessário. Você também pode descobrir, gerenciar e definir limites facilmente em vários servidores, a partir de um único console. Veja os 10 principais processos por CPU ou os 10 principais processos por utilização de memória e elimine rapidamente qualquer processo que consuma muitos recursos.

Monitoramento de serviço do Windows

A maioria das aplicações de software é executada em segundo plano e não tem impacto sobre o usuário. É dever do administrador de TI garantir que todos os serviços essenciais estejam funcionando sem obstáculos. O monitoramento dedicado de serviço do Windows sem agente do OpManager permite que você monitore localmente ou em vários servidores em sua rede.

Monitoramento de log de eventos do Windows

Para proteger uma rede Windows contra ameaças internas, é fundamental empregar uma ferramenta de monitoramento de log de eventos como o OpManager. Os logs de eventos contêm informações importantes usadas para identificar problemas, como falhas do sistema operacional, controle da integridade e o status de um sistema, garantindo que tudo esteja operando corretamente. O OpManager fornece um monitoramento de log baseado em regras de seus servidores e estações de trabalho Windows.

Monitoramento do Windows Exchange Server

O Microsoft Exchange Server é uma plataforma de suporte para o sistema operacional do servidor Windows usado em uma organização para manter a disponibilidade e o tempo de atividade. Com o recurso de monitoramento do Exchange do OpManager, você pode monitorar a CPU, a memória e o espaço em disco do servidor, além de visualizar os detalhes da caixa de correio para vários usuários.

Painel de monitoramento de rede do Windows

OpManager fornece uma visão holística do status de seus dispositivos Windows a partir de um painel altamente personalizável. Todas as métricas críticas podem ser visualizadas usando widgets customizados que são exibidos no painel. Vários painéis podem ser exibidos em um console do centro de operações de rede (NOC) para fornecer uma visão panorâmica de toda a sua rede.

Monitoramento de servidor Windows

Um monitor de servidor Windows é usado para rastrear todas as métricas de desempenho importantes dos servidores presentes em uma rede, como CPU, memória e utilização de disco. O monitoramento de servidor do Windows ajuda a evitar tempo de inatividade oneroso, alertando proativamente o administrador de TI sobre possíveis falhas de servidor, o que ajuda a garantir que medidas preventivas sejam implantadas imediatamente.

Monitoramento Hyper-V   

O Hyper-V é utilizado exclusivamente em sistemas operacionais Windows para hospedar VMs em um ambiente de rede. Com o OpManager, é possível automatizar a descoberta e classificação do Hyper-V, rastrear ativamente o inventário e seus recursos alocados, receber notificações instantâneas com monitoramento pró-ativo, detectar recursos subutilizados nos hosts do servidor e VMs e gerar relatórios facilmente para se manter atualizado sobre o desempenho da rede.

Baixe uma versão de avaliação gratuita de 30 dias ou experimente uma demonstração personalizada com nossos técnicos, que podem responder a todas as suas perguntas sobre o produto.