Conhecida como o auge do automobilismo, a Fórmula 1 conta com 10 equipes e 20 pilotos correndo em pistas desafiadoras em todo o mundo. O esporte exige apenas os melhores pilotos ao volante e as melhores equipes nos bastidores. Embora a velocidade seja indiscutivelmente importante, a Fórmula 1 é muito mais do que aparenta e, por trás de cada chuva de champanhe, está a combinação perfeita de agilidade, estratégia e trabalho em equipe.
Mas o que os carros que andam em curvas absurdas têm a ver com a sua equipe de TI? Pode parecer que o mundo da F1 e do ITSM são completamente distintos, mas há vários paralelos entre eles.
Veja algumas das principais decisões da F1 que podem beneficiar sua equipe de TI.
1. Calcule as decisões antes de entrar na pista
Se os pilotos não estiverem bem familiarizados com as complexidades de um circuito, podem perder uma grande parte do tempo durante o Grande Prêmio. Ao formar mapas mentais da pista, os pilotos conseguem facilmente escolher as melhores linhas de corrida e cronometrar exatamente quando atingir o ápice, pisar no acelerador e pressionar os freios.
Nessa mesma perspectiva, com os workflows visuais, as equipes de TI podem tomar decisões calculadas governando o ciclo de vida de seus tickets, orquestrando e estabelecendo procedimentos operacionais padrão.
Workflows visuais fornecem aos técnicos um roteiro que os orienta por toda a jornada de seus tickets e a rota que devem seguir para resolvê-los. Essa sequência de atividades em etapas garante que os procedimentos padronizados sejam seguidos, reduzindo assim os erros e aumentando a eficiência.
As equipes de TI podem implementar soluções de missão crítica com aprovações e notificações automatizadas de dentro do workflow e fazer outras personalizações com ações como cronômetros, atualizações de campo, tarefas e muito mais. Elas também podem estendê-los para além do service desk e integrar-se a aplicações de terceiros acionando webhooks.
Assim como os motoristas fazem movimentos calculados com mapas visuais, sua equipe de TI pode tomar decisões baseadas em workflows definidos.
2. Correndo ou não, mudanças bem-sucedidas não acontecem por acaso
Durante um pit stop, 20 mecânicos – cada um com uma função específica – entram diretamente em ação para fazer mudanças adaptáveis, como trocar pneus ou substituir asas danificadas em questão de segundos. Eles planejam meticulosamente essas paradas, avaliam os riscos, têm estratégias alternativas definidas e estão prontos para reduzir os danos.
A infraestrutura de TI da sua organização também precisa de sua própria “equipe de F1”. Para implementar uma mudança com sucesso, sua equipe precisa de funções definidas, objetivos sólidos, planejamento cuidadoso e avaliação adequada dos riscos.
Documentar o impacto da mudança na TI é fundamental, e os modelos de mudança fazem exatamente isso, registrando informações detalhadas em diferentes estágios, como envio, planejamento, aprovação, implementação, revisão e encerramento.
Ao definir claramente as responsabilidades com funções de mudança, as equipes de TI podem delegar atividades às partes interessadas apropriadas e garantir que as decisões estejam alinhadas com os objetivos comerciais.
Elas podem facilitar a implementação controlada das mudanças, realizando análises de impacto adequadas e estabelecendo planos de implementação e de retorno com antecedência.
Como mudanças diferentes exigem processos diferentes, as equipes de TI podem criar modelos de mudança personalizados e associá-los a workflows relevantes para lidar com mudanças de todos os tipos, tamanhos e complexidades.
3. Os dados orientam as decisões dentro e fora da pista
Todas as decisões de um piloto de F1 são baseadas em dados granulares. Seus volantes oferecem uma visão panorâmica dos principais dados de telemetria, como velocidade, delta, desgaste dos pneus e tempos de volta, para que os pilotos possam obter aquele décimo de segundo extra.
Da mesma forma, as equipes de TI devem usar painéis para monitorar as principais métricas que podem ajudá-las a avaliar sua posição no pódio do gerenciamento de serviços.
Os painéis oferecem uma visão consolidada de KPIs cruciais, como taxas de conformidade com SLAs, tempo médio de resolução, taxas de resolução na primeira chamada, taxas de satisfação do usuário final e muito mais.
Personalize os painéis usando as visualizações certas e faça com que as métricas relevantes estejam centralizadas. Esse tipo de visibilidade, combinado com uma abordagem orientada por dados, pode mudar para melhor a cultura de dados de sua organização.
Ao manter o controle dos KPIs críticos, suas equipes de TI podem realizar o tipo certo de análise para gerar melhorias e valor.
4. Conhecer seus componentes é fundamental
Um carro de Fórmula 1 é composto por cerca de 14.500 componentes individuais. As equipes de F1 avaliam cada componente com base em sua vida útil e os alocam com base nos requisitos de desempenho. Ao gerenciar tudo, desde as caixas de câmbio e os componentes do motor até os pneus, o chassi e as asas, essas equipes conhecem seu inventário por dentro e por fora.
Da mesma forma, para ter sucesso administrando seu service desk, você precisa conhecer sua infraestrutura de TI. Ao ter controle total sobre o hardware, o software e os ativos digitais, sua equipe de TI pode ficar por dentro das despesas, da conformidade de licenciamento e da depreciação de ativos para ter um gerenciamento eficiente.
As equipes podem gerenciar e rastrear cada componente em todo o seu ciclo de vida, desde a aquisição até a aposentadoria. E com um CMDB abrangente em vigor, eles podem criar relacionamentos entre esses componentes para obter visibilidade do ambiente de TI.
Um sistema integrado de gerenciamento de ativos e configurações ajuda sua TI a responder rapidamente a incidentes, detectar a causa raiz, implementar mudanças mais suaves, reduzir riscos e obter o máximo de conformidade com o software.
Além da linha de chegada
A ligação entre a F1 e TI é muito mais próxima do que você imagina, e há muitas lições que sua equipe de suporte pode aprender. Desde a tomada de decisões orientadas por dados até a navegação em mudanças com facilidade. Espelhe o sucesso da F1 em suas organizações adotando esses princípios compartilhados.
Se você estiver procurando uma ferramenta de help desk de TI para simplificar o gerenciamento de serviços de TI, experimente o ServiceDesk Plus da ManageEngine!
Criado com base nas práticas recomendadas de ITSM, nossa solução vem com integrações contextuais de TI e de negócios que ajudam seu suporte a alinhar os objetivos de negócios da organização.
Aproveite a avaliação gratuita de 30 dias para ver como o ServiceDesk Plus funciona. Você também pode receber uma demonstração gratuita do produto e ter suas dúvidas respondidas por um dos nossos especialistas. Solicite sua demonstração agora!