Registrar e armazenar informações sobre os eventos realizados dentro de um ambiente de TI é uma boa prática que deveria estar presente em todas as organizações, independente de porte ou setor em que estão inseridas.

Sendo assim, vamos falar sobre o gerenciamento de logs, um processo eficaz e indispensável para o bom funcionamento e segurança das operações de qualquer empresa.

Neste artigo, iremos abordar o que é a gestão de logs, como fazê-la e como simplificar este processo através de soluções de segurança. Continue lendo!

O que são logs? 

Os logs são registros responsáveis por armazenar informações sobre tudo que acontece no ambiente de TI de uma empresa. Esses registros datados são gerados a partir de eventos que acontecem diariamente dentro do sistema.

Além disso, esses registros também são categorizados com base na finalidade e nos tipos de logs que capturam, com insights sobre desempenho e atividade de usuários.

Exemplo: logs de aplicativos, registram eventos específicos relacionados ao seu funcionamento – como erros de execução, login de usuários, falhas na autenticação e muito mais.

E o que é a gestão de logs? 

Como os logs são os registros das informações sobre tudo o que acontece em um ambiente de TI – andamento de aplicações, servidores, bancos de dados e entre outros – é natural que haja grandes quantidades de logs para gerenciar.

O gerenciamento de logs é prática de coletar, armazenar e analisar os registros de eventos, possibilitando a criação de relatórios e alertas personalizados em seu ambiente.

O seu principal objetivo é permitir que as equipes de TI e segurança não apenas monitorem e solucionem problemas na infraestrutura, mas também detectem e respondam a incidentes de segurança em caso de ocorrência.

Como fazer a gestão de logs? 

Agora que entendemos porque a gestão de logs é tão importante para as empresas, vamos ver como fazer a sua gestão.

Para realizar o gerenciamento eficiente de logs, as equipes de TI devem realizar os seguintes passos:

  • Coleta: como mencionado anteriormente, os logs são gerados a partir de diversas fontes, como: aplicações, servidores, bancos de dados e outros.

Portanto, é ideal realizar a coleta em tempo real para assegurar que esses dados sejam armazenados da forma correta.

  • Análise: a análise de logs se refere a busca por padrões e anomalias que podem auxiliar na identificação de possíveis erros ou problemas de desempenho dentro do sistema.

Quando os logs são coletados, a análise irá fazer o papel de extrair seus dados mais importantes e facilitar o processo de consulta desses dados no futuro.

  • Armazenamento: feita a análise, eles são armazenados em segurança para investigações forenses ou auditorias de conformidade, sempre que necessário. Seu armazenamento também ajuda na correlação de eventos para solucionar problemas futuros.

  • Monitoramento: o gerenciamento de logs também conta com o monitoramento contínuo dos eventos críticos em tempo real, permitindo a identificação de problemas e anomalias rapidamente a fim de solucioná-los de forma eficiente.

Também é possível realizá-lo por meio de soluções como o EventLog Analyzer, uma solução indispensável no gerenciamento de logs da sua empresa. Confira abaixo!

Como fazer a gestão de logs de forma fácil com o EventLog Analyzer da ManageEngine 

EventLog Analyzer é uma solução SIEM voltada para o gerenciamento de logs de uma organização.

Ela permite o processamento rápido de dados de logs, realiza a análise de atividades de usuários e detecta ameaças em tempo real, além de realizar análises periciais para reduzir o impacto de violações.

Com a nossa ferramenta, sua empresa atende aos requisitos de conformidades regulamentares, como PCI DSS, FISMA, GLBA, SOX, HIPAA, ISO 27001 e outros.

A ferramenta também nos ajuda a localizar logs específicos por meio de filtros e consultas (queries), facilitando o processo de auditorias ou detecção de anomalias em seu ambiente. Vamos ver na prática como isso funciona:

  • Ao entrar na solução, selecione a aba “Search“, como mostra o exemplo abaixo.

  • Clique em “Pick Log Source” para escolher a fonte de logs na qual você deseja realizar a pesquisa. Se nada for especificado neste campo, a pesquisa será realizada em todos os dispositivos disponíveis.

  • Selecione “All Log Types” para filtrar por tipos de logs de sua preferência. Por exemplo: Windows – filtra os logs gerados em dispositivos Windows.

  • Também é possível tornar a pesquisa ainda mais granular, pois a ferramenta permite realizar uma série de consultas utilizando diferentes queries. Por exemplo: SOURCE, PROCESSID, USERNAME e muito mais.

  • Por último, temos também uma funcionalidade de pesquisa avançada na ferramenta. Que permite refinar ainda mais uma pesquisa utilizando operadores booleanos.

Além disso, é possível selecionar o “Search Help Card” para obter acesso a um guia que lista todos os tipos de consultas que podem ser executados na caixa de pesquisa, com vídeos tutoriais sobre como pesquisar.

Clique aqui caso queria realizar uma demonstração gratuita e personalizada.

Nossas soluções se destacam como ferramentas robustas capazes de gerenciar e descomplicar a sua TI. Acesse nosso site para saber mais!