As infraestruturas de TI estão em constante evolução, o que significa que os processos convencionais de gerenciamento se tornaram desatualizados e inadequados para lidar com problemas complexos de TI. Um estudo do ESG descobriu que 75% dos tomadores de decisão admitem que a complexidade das infraestruturas aumentou drasticamente desde há dois anos.

Este rápido aumento na complexidade interrompeu a compreensão dos administradores sobre o comportamento da rede e diminuiu as chances de prever problemas de rede imprevistos. Isso pode afetar negativamente o desempenho de uma rede e seu tempo de atividade. É por isso que o gerenciamento moderno da infraestrutura é vital para os gerentes de TI, pois ajuda a evitar contratempos relacionados à rede.

Importância do gerenciamento de infraestrutura de TI

O gerenciamento manual resulta em administradores com foco apenas em questões críticas. Nesses casos, problemas menores, como quedas de desempenho ou picos inesperados de temperatura, podem passar despercebidos e degradar o desempenho da rede.

Felizmente, uma estratégia de gerenciamento de infraestrutura de TI bem estruturada pode ajudar a resolver isso, pois fornece visibilidade granular da rede e permite que os administradores identifiquem pequenos erros sem esforço. Com o plano certo implementado, os administradores saberão quais ferramentas precisam para se equipar para um gerenciamento eficiente e unificado, minimizando as chances de falhas de dispositivos e interrupções de rede e ajudando os proprietários de negócios a economizar muitos recursos. Também os ajuda a fornecer um serviço contínuo e pontual aos clientes finais.

Melhores práticas de gerenciamento de infraestrutura de TI

O desempenho ideal de hardware, software, serviços e outros componentes da infraestrutura e a manutenção da rede em funcionamento 24 horas por dia são peças cruciais do quebra-cabeça. Aqui estão algumas práticas recomendadas que podem ajudá-lo a alcançá-los.

  • Monitore proativamente sua infraestrutura de TI com ferramentas de visualização

Reagir instantaneamente aos problemas de rede e resolvê-los após sua ocorrência não é suficiente para evitar interrupções não planejadas. As interrupções frequentes da rede podem arruinar o crescimento dos negócios e afastar os clientes, dificultando a reconstrução da marca pelos proprietários.

Para aumentar efetivamente o tempo de atividade da rede, o monitoramento proativo da infraestrutura se tornou uma técnica básica. Você precisa supervisionar a infraestrutura de TI usando ferramentas de visualização poderosas, como painéis e mapas em tempo real. Identifique, localize e controle erros de rede críticos nos estágios iniciais, antes que eles aumentem e causem um possível tempo de inatividade da rede.

  • Automatize operações básicas e repetitivas

À medida que os componentes de rede em infraestruturas de TI aumentam em número, a execução de tarefas de manutenção repetitivas e medidas de solução de problemas, como executar um script manualmente, é uma perda de trabalho. Automatizar todas as operações básicas L1 e L2 possíveis pode ajudar os administradores de TI a corrigir erros rapidamente e também reduzir sua carga de trabalho. Isso garante um tempo médio mínimo para reparo e nenhuma violação de SLA, o que desempenha um papel importante no crescimento do desenvolvimento de negócios.

  • Integre com ferramentas ITSM para gerenciamento de falhas simplificado

Quando um alerta de rede é gerado, os técnicos precisam compreender totalmente o problema subjacente antes de agirem sobre ele. A integração com a ferramenta ITSM certa pode ajudar sua equipe a solucionar erros mais rapidamente. As ferramentas de ITSM enviam alertas explícitos aos técnicos e equipes em questão quando ocorre um problema e os ajuda a descobrir o problema rapidamente. Dessa forma, os administradores podem corrigir os problemas sem esforço e aumentar o desempenho da rede.

  • Utilize relatórios para previsão e análise

Problemas de rede imprevistos podem levar a interrupções na rede, custando uma fortuna para os proprietários de negócios. Os relatórios fornecem insights profundos sobre os detalhes de sua infraestrutura de TI, o que ajuda os administradores a analisar tendências, prever possíveis falhas do dispositivo e corrigi-las com antecedência. Essa abordagem reduz o tempo de inatividade da rede e evita qualquer perda financeira incorrida por ela.

Atualize seu gerenciamento de infraestrutura de TI com OpManager Plus

O OpManager Plus é uma solução holística de gerenciamento de infraestrutura de TI fácil de usar, construída para facilitar o monitoramento em tempo real sem esforço e o gerenciamento granular dos recursos de rede. Com seus recursos avançados e prontos para uso, seus administradores podem rastrear, gerenciar e planejar uma estratégia para prolongar o tempo de atividade da rede e utilizar seus recursos de TI em sua extensão máxima.

OpManager Plus oferece:  

  • Suporte para mais de 10.000 dispositivos e mais de 2.000 métricas de desempenho para uma experiência meticulosa de gerenciamento de infraestrutura de TI.

  • Visibilidade profunda da infraestrutura com suas poderosas ferramentas de visualização.

  • Automação do fluxo de trabalho, que simplifica as tarefas de manutenção e as operações básicas de solução de problemas.

  • Gerenciamento eficiente de banda e tráfego, que fornece visibilidade de métricas críticas, como desempenho e consumo, para ajudar na análise e previsão.

  • Gerenciamento avançado de configuração de rede para automatizar o backup da configuração e detectar alterações não autorizadas feitas em dispositivos de rede.

  • Gerenciamento de firewall sem complicações para detectar violações de segurança e ficar de olho nas alterações das regras de firewall.

Quer saber mais sobre os recursos confiáveis do ManageEngine OpManager Plus? Experimente nosso teste gratuito de 30 dias para uma experiência prática ou solicite uma demonstração personalizada.