Nas últimas semanas, a ManageEngine participou de um grande evento de TI, a HDI 3D Experience. A partir de então, começamos a pensar sobre algumas questões e como elas estão se comportando sob a nova situação que o mundo se encontra atualmente, como a enorme mudança que o monitoramento de infraestrutura e gerenciamento passou em questões de meses.

Mas por que chegamos a essa conclusão?

Bom, até começo deste ano, a rotina normal para uma grande maioria era constituída de trabalhar em escritórios equipados com dispositivos de redes como switches, roteadores, access points, entre outros recursos, além de um link de internet de alta capacidade para suportar acessos, navegação e tudo que os colaboradores presentes naquele ambiente precisam para fazer um bom trabalho.

E mais, os escritórios eram sinônimos de ambientes gerenciados, estações de trabalho sendo inventariadas, equipes de suportes atendendo localmente, entre tantas outras atividades. De repente, em questão de semanas, tudo mudou. Empresas precisaram implementar politicas de trabalho remoto e, em alguns casos, acabaram deixando a preocupação com segurança para um segundo plano, perdida no meio de tantas mudanças.

O resultado? Pessoas descobrindo e se adaptanndo ao trabalho remoto ou Home Office. Alguns tiveram que fazer mudanças em suas residências para “simular” o ambiente de trabalho em casa, outros acabaram usando a sala, cozinha, ou até mesmo, limpando a bagunça de um dos quartos para montar seu “escritório”.

Lojas de departamento criaram seções específicas para home office com cadeiras, mesas e outros móveis; lojas de informática começaram a vender muitos headsets, microfones e webcams que era comum esses produtos estarem em falta ou com um preço absurdo devido a grande demanda.

Entretanto, além de superar esses desafios, ainda surgiriam novas realidades, tais como:

  • Link de internet;

  • Segurança;

  • Gerenciamento de endpoints;

  • Gerenciamento de tempo;

O que essas novas questões exigem?

Os novos desafios que surgiram não são tão novos assim. Na verdade, eles só foram transferidas do antigo escritório para o novo, e isso exige uma estrutura ou um pensamento que se tinha naquele ambiente dedicado e seguro.

Vamos detalhar um pouco cada uma dessas questões:

  • Link de internet: Geralmente, em sua casa, um único link de internet é suficiente, certo? Agora imagine você trabalhando da sua casa todos os dias e a sua internet para. O que fazer para continuar a acessar a VPN ou a aplicação web da sua empresa? A primeira opção seria ativar o celular e compartilhar a internet dele, porém, a franquia dos dados pode se esgotar e você vai ficar na mão novamente.

  • Segurança: Como garantir que os dispositivos remotos mantenham o mesmo nível de segurança estando fora da rede? A aplicação de politicas de segurança remota, hardering desses dispositivos remotos, tudo passou a ser feito fora do antigo escritório. Aqui, também não podemos esquecer de mencionar a chegada da LGPD, onde temos que nos preocupar em atender a regulamentação.

  • Gerenciamento de endpoints: Como realizar o gerenciamento de updates, checar vulnerabilidades, implantar software, realizar inventário e tantas outras atividades? Precisamos manter os endpoints em conformidade com a politica da empresa e reduzir riscos, pois eles passaram a ser os novos perímetros e temos que garantir sua segurança.

  • Gerenciamento de tempo: Como garantir que os funcionários estejam cumprindo suas jornadas de trabalho, não fazendo horas extras injustificáveis ou não cumprindo as horas necessárias?

Tudo isso faz parte do tal do “novo normal”, onde os controles precisaram ser ajustados para atender essa nova realidade.

Como atender aos novos desafios?

Já existem empresas investindo em seus novos escritórios (a residência dos funcionários), onde há uma preocupação em monitorar o link da casa, ou em certos casos, um segundo link de internet para garantir a redundância, utilizando soluções que permitam gerenciar todos os endpoints (notebook, celulares, tabletes e etc., os famosos BYOD).

E com isso, os centros de suporte passarão a receber não só os chamados convencionais, mas também incidentes com esses novos ambientes e , para manter o SLA, essas empresas precisarão de soluções que garantam visão além do alcance.

Confira abaixo algumas soluções que a ManageEngine fornece e que ajuda a descomplicar o gerenciamento de TI.

OpManager Plus:

O OpManager Plus é uma solução de gerenciamento de desempenho de rede integrada, que elimina a necessidade de várias ferramentas de monitoramento e fornece maior visibilidade em toda a sua rede. Ele possui recursos avançados de gestão de rede para monitorar servidores, endereços IP e portas do switch, analisar logs de firewall antes de arquivá-los e muito mais. Livre a sua rede de pontos cegos implantando esta poderosa solução integrada com uma abordagem unificada para gerenciamento de rede.

Desktop Central:

O Desktop Central é uma solução unificada de gerenciamento de endpoints que ajuda na gestão de servidores, laptops, desktops, smartphones e tablets a partir de um local central. Automatize rotinas regulares de gerenciamento, como instalação de patches, implantação software, criação imagens e implantação de SO, gerenciamento de ativos, monitoramento de estatísticas de uso de software e muito mais. Gerencie seus dispositivos móveis para implantar perfis e políticas, configure dispositivos para Wifi, VPN, contas de e-mail, etc., aplique restrições ao uso de câmera, navegador etc. e proteja seus dispositivos.

AD360:

O AD360 é uma solução integrada de gerenciamento de identidade e acesso (IAM) para gerenciar identidades de usuários, regular o acesso aos recursos, reforçando a segurança e assegurando a conformidade. Desde o provisionamento aos usuários, gerenciamento de senhas no autoatendimento e monitoramento de alterações do Active Directory até sign-on único (SSO) para aplicações da empresa, o AD360 ajuda você a realizar todas as suas tarefas de IAM com uma interface simples e fácil de usar, a partir de um único console.

Log360:

O Log360 é uma solução one-stop para o gerenciamento de todos os logs e os desafios de segurança da rede. Esta solução totalmente integrada combina as capacidades de ADAudit Plus, EventLog Analyzer, O365 Manager Plus, Exchange Reporter Plus e Cloud Security Plus. Com uma combinação versátil como esta, você terá o controle total sobre sua rede, será capaz de auditar alterações no Active Directory, logs de dispositivos de rede, Microsoft Exchange Servers, Microsoft Exchange Online, Azure Active Directory e sua infraestrutura em nuvem pública, tudo a partir de um único console.

DataSecurity Plus:

O DataSecurity Plus é uma solução para analise de dados, a qual permite descobrir dados sensíveis, monitorar endpoints para evitar vazamento de dados e ainda conta com recursos que possibilitam ter uma visibilidade total do que é armazenado em seu file server.