Banner com o texto "como fazer migração para a nuvem" e ilustração com um homem gerenciando uma ferramenta

Muitas empresas querem fazer a migração para a nuvem, e a tendência é que isso continue por muito tempo, visto que não é uma mudança que pode ser feita do dia para a noite.

Com a ajuda de Aki Duvvur, vice-presidente da divisão Cloud da Kyndryl, a Forbes preparou três dicas para empresas prontas para dar o salto para a nuvem.

Quer saber quais são? Continue lendo e tire suas dúvidas!

1)  Identificar as diferenças entre nuvem pública, privada e híbrida 

Dez anos atrás, as empresas que buscavam migrar para a nuvem tinham duas opções: a nuvem pública ou nuvem privada. A primeira foi vista como uma opção pouco segura, porém mais flexível. A segunda era considerada muito rígida em sua infraestrutura, porque os servidores privados mantêm os dados de diferentes departamentos separados.

Atualmente, é possível aproveitar o melhor dos dois mundos: um ecossistema híbrido combina a automação da nuvem pública com a segurança da nuvem privada para criar um modelo mais otimizado.

2)  Incorporar a nuvem em mais objetivos da empresa 

De acordo com Duvvur, apenas 15% das empresas fizeram a transição completa para a nuvem pública. A porcentagem de empresas que fizeram uma migração parcial é maior, mas pouquíssimas aproveitam uma das propriedades mais importantes da nuvem: a observabilidade. Plataformas como AWS e Azure levam isso em consideração.

Muitas empresas mantêm suas informações em servidores privados. Torná-las públicas pode deixá-las mais transparentes aos olhos do público e/ou impulsionar novos modelos de negócios.

3) Encontre bons parceiros, não mais vendedores 

Mesmo os melhores departamentos de TI sofrem com produtos com vulnerabilidades que são encontradas no caminho, através de aplicativos de terceiros e serviços que oferecem mais do que o necessário. As empresas precisam de parceiros treinados para orientar os clientes na implementação de diferentes ferramentas.

Pelo fato desses técnicos serem especializados em aspectos distintos, é necessário integrá-los no processo de transição para a nuvem. Isso vem junto com a busca por um parceiro especializado em migração. Deve-se notar que este processo não é imediato. Depende muito dos negócios e da infraestrutura da empresa.

Como a ManageEngine pode ajudar a fazer uma migração para a nuvem bem-sucedida 

Oferecemos uma infinidade de ferramentas que podem ajudar as empresas a fazer uma migração para a nuvem bem-sucedida. A seguir, listaremos algumas:

Cloud Security Plus: ferramenta que garante segurança na nuvem pública. Permite que você gerencie centralmente a nuvem e acompanhe os usuários. Além disso, fornece relatórios e alertas sobre anomalias.

CloudDNS: software que ajuda a gerenciar os registros DNS, com toda a segurança necessária. Dessa forma, interrupções de serviço e indisponibilidade do site podem ser evitadas. Também permite customizar a experiência do usuário (UX).

Analytics Plus: solução focada em análises avançadas de TI. Possui integrações com mais de 40 aplicativos, oferece informações operacionais graças à IA e unifica os dados de TI para uma análise mais profunda.

Recovery Manager: ferramenta que cria uma cópia na nuvem de todos os ativos do Active Directory (AD) em caso de desastre ou acidente.

CloudSpend: faz parte do pacote Site24x7. É responsável por otimizar os custos da nuvem por meio da adoção de boas práticas. Isso inclui estornos e reserva de capacidade.

Artigo traduzido do nosso site Latam.